Início » Devocional » Deus endireita caminhos tortos

Deus endireita caminhos tortos

Por Gospel Prime


 Quando eu me converti, certo jovem me disse: “Ciro, se você tiver algum problema, abra a Bíblia. Deus falará com você”. Na minha ingenuidade, acreditei no que o jovem me falara e, a cada dificuldade da vida, eu “tirava uma palavra”.

Num certo dia, atribulado, eu fiz uma oração e abri a Bíblia. Sabe onde caiu? Em Isaías 45.1-3, que diz: “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita… Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos…”

— Funciona mesmo! — exclamei. — Deus está falando comigo diretamente, chamando-me pelo meu próprio nome, Ciro!

Quão inexperiente e ingênuo era aquele novo convertido chamado Ciro… Mas, sabe de uma coisa? Aquela mensagem funcionou mesmo! Claro que por exceção à regra, pois a Palavra de Deus não deve funcionar como um horóscopo. Prova disso é que eu tentei fazer a mesma coisa em outros momentos difíceis, e tudo o que consegui foi abrir a Bíblia nas páginas brancas ou nos livros de Crônicas!

Bem, a despeito das especificidades do texto em apreço, relacionado com outro Ciro, o rei da Pérsia, chamou-me a atenção especialmente uma verdade contida nele: a de que o Senhor Jesus endireita caminhos tortos. E foi exatamente o que Ele fez em minha vida! Eu, um filho de crente, quando andei desviado fiz coisas que não agradavam a Deus. Mas tudo mudou quando ouvi o Senhor me dizer: “… endireitarei os caminhos tortos”.

O que eu entendi, naquela ocasião? Entendi que Deus poderia me poupar das conseqüências dos meus erros. E pensei: “Que Deus misericordioso! Mesmo eu tendo cometido erros, Ele está disposto a endireitar os meus caminhos… Aleluia!” Hoje, sei que não li o texto citado por acaso. De fato, o Senhor Jesus endireita as nossas veredas, quando o reconhecemos em todos os nossos caminhos (Pv 3.6). E eu quero, neste primeiro dia de novembro, dizer a você, caro leitor, que Deus deseja endireitar os seus caminhos.

Você sabe o que são caminhos tortos? Bem, primeiramente aludem a caminhos de perdição, pois a Palavra de Deus diz que há caminho que ao homem parece direito, mas, ao fim, são caminhos de morte (Pv 14.12). Mas o Senhor Jesus, o único Caminho (Jo 14.6), é quem pode mudar completamente o seu viver (2 Co 5.17), fazendo com que a máxima “Galho que nasce torno morre torno” não se cumpra em sua vida.

Caminho torto pode ser também um desvio da verdade, como o de Judas e o de Pedro. No caso do primeiro, infelizmente, sua vida terminou em suicídio porque, ao desviar-se, não se arrependeu (At 1.25). Mas Pedro, mesmo tendo negado, mentido, jurado e praguejado, se arrependeu verdadeiramente e teve seu caminho endireitado. Por que você não permite que o Senhor endireite as suas veredas?

Bem, a expressão “caminho torto” pode representar muitas coisas que fazemos sem medir as conseqüências, como uma escolha errada, uma decisão precipitada, reações impulsivas, dívidas adquiridas por irresponsabilidade ou consumismo, infrações, falta de cuidado com a saúde, rebelião contra Deus e outros pecados. Qual é o seu caminho torto? Um casamento errado, fora da direção de Deus? Ele não aprova o jugo desigual (2 Co 6.14-16), mas também não tem prazer em seu sofrimento.

O Senhor Jesus pode, sim, endireitar o seu caminho! Diga-me qual é o seu caminho torto. Você saiu de um emprego antes do tempo? Vendeu um imóvel ou fez algum negócio de maneira impensada? Não adianta chorar por causa do leite derramado. A vida continua, e Deus pode endireitar o seu caminho torto!

Qual é o seu caminho torto? Um pecado de ordem moral? Talvez você diga: “Ah, se o tempo voltasse! Eu não teria feito o que fiz…” Mas é preciso pensar diferente! Deus quer endireitar as suas veredas hoje, agora! Não estou aqui jogando conversa fora! Este não é um texto frio, e sim uma mensagem do alto, cujo tema é “Deus endireita caminhos tortos”. Aleluia!

Você comprou um carro por empolgação e hoje não tem dinheiro para pagar? Usou indevidamente o cartão de crédito? Não fez a declaração do Imposto de Renda de maneira honesta e verdadeira? Ultrapassou o sinal vermelho e foi multado? Seu caminho realmente está torto, não é mesmo? Mas, o que você vai fazer? Murmurar contra Deus, pensando que Ele é o culpado por seus caminhos tortos?

E a sua saúde, como está? Não me diga que você não cuida dela e, ainda, queixa-se contra Deus, dizendo: “É… eu sou um servo do Senhor e estou doente”. Nada disso! O Senhor não tem culpa alguma de sua falta de cuidado com a saúde! Por que você não procura ter uma vida mais regrada e evita a perigosa Mac-alimentação? Ou você é daqueles crentes que, depois de consumirem uma bomba calórica, numa casa de hambúrguer, procuram igrejas onde haja milagreiros ministrando a “bênção do emagrecimento instantâneo”?

Assumamos os nossos caminhos tortos e não mais repitamos os mesmos erros. Mas, quanto aos erros que já cometemos, há uma boa notícia: Deus endireita caminhos tortos! Creia nessa mensagem! E lembre-se: foi você quem entortou o seu próprio caminho; a despeito disso, o amoroso Senhor está disposto a ajudá-lo. Ore agora mesmo, onde você estiver. Peça perdão a Deus por seus erros e por atribuir o seu sofrimento à falta de atenção do Senhor.

“Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.6). “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará” (Sl 37.5).

por  Pr. Ciro Sanches Zibordi

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.


Leia mais...

Discernindo os “tempos e os ventos”

Discernindo os “tempos e os ventos”

O que fazer ao descobrir que um ladrão se passou por...

O que fazer ao descobrir que um ladrão se passou por...

Resposta ao Julio Severo

Resposta ao Julio Severo

Você acredita na igreja?

Você acredita na igreja?


Comentários