Início » Liderança » Igreja e empresa: seus fins e resultados

Igreja e empresa: seus fins e resultados

Por Rubens Teixeira


As igrejas evangélicas têm como principal missão a pregação do evangelho. Essa atividade não envolve nenhuma competição de mercado. É, simplesmente, a divulgação de uma mensagem cujo direito é garantido na Constituição Federal para qualquer seguimento religioso. A pregação visa a apresentação do Plano da Salvação e a transformação da vida das pessoas, através do conhecimento dos preceitos ensinados por Jesus Cristo.

Não se deve confundir empresa com instituição religiosa. A confusão entre ambas demonstra ignorância ou má-fé. Enquanto as empresas são regidas pelo Direito Empresarial (Comercial), as sociedades religiosas são regidas pelo Direito Civil. A personalidade jurídica da empresa distingue-se da personalidade jurídica da igreja.

A igreja possui seu estatuto próprio e os seus membros, ou filiados, permanecem lá livremente enquanto assim entendem que devem. Não possuem lucro como fim. Na empresa há a finalidade de lucro.

Se alguém escolhe um templo religioso para freqüentar e participar de suas atividades, inclusive por meio de contribuições, é porque isto lhe é salutar. Alguém interferir nessa questão é invadir a vida privada alheia, protegida pela Carta Magna. Ora, se uma empresa, por definição legal, possui características e fins diferentes de um templo religioso, não faz sentido tratá-las como iguais.

Quanto à atuação das igrejas evangélicas na sociedade, a sua aceitação é fruto da credibilidade que essas instituições têm perante os seus fiéis. Certamente se não atendesse aos seus interesses, os fiéis não frequentariam os templos.

Evidente que não dá para desprezar a influência das igrejas evangélicas na sociedade brasileira. Ignorar este aspecto é desconhecer a realidade. Contudo, o crescimento das igrejas em nada se confunde com o crescimento de uma empresa. Enquanto as empresas crescem à medida que vendem bons produtos ou serviços, as igrejas evangélicas crescem com base no que elas produzem na vida das pessoas. Empresas procuram bons consumidores que possam adquirir seus produtos e serviços, igrejas também amparam os que sofrem e não têm quem lhes ajudem.

O resultado da mensagem que pregam e os efeitos que causam na vida das pessoas explicam o crescimento das igrejas evangélicas. E, pelo crescimento que têm tido, certamente têm produzido bons efeitos. Do contrário, não cresceriam tanto.

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.


Autor(a)

Rubens Teixeira

Rubens Teixeira

Doutor em Economia pela UFF • Mestre em Engenharia Nuclear pelo IME • Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil pela UNESA • Engenheiro de Fortificação e Construção (civil) pelo IME • Bacharel em Direito pela UFRJ (aprovado na prova da OAB-RJ) • Bacharel em Ciências Militares pela AMAN

+ Artigos - blog

Leia mais...

PEC de senador evangélico traz mais médicos para o SUS

PEC de senador evangélico traz mais médicos para o SUS

Alerta aos cristãos em 2014: conteúdo do...

Alerta aos cristãos em 2014: conteúdo do...

Devolução de ofertas e dízimos na Justiça?

Devolução de ofertas e dízimos na Justiça?

Transformando o PLC122 preconceituoso e discriminatório em...

Transformando o PLC122 preconceituoso e discriminatório em...


Comentários

Comentários

  1. Valdinea Rodrigues de Almeida

    O QUE OS GAYS QUEREM É OBRIGAR A TODOS A CONCORDAR COM ELES POIS ELES NÃO ACEITAM SER CONTRARIADOS.

  2. Abimael Nascimento

    Eu acho que estão dando muita atenção pra este ativistas gays, e é isso que eles gostam, de atenção, de aparecer. Deviam ignorá-los e tratar de assuntos mais importantes para o nosso país, como a saúde que está de mau a pior, segurança que a muito tempo ninguém tem, educação, os professores, eles sim precisavam desta atenção e tantas coisas mais importantes que não dá pra enumerar aqui, é isso.

  3. Antonio Carlos Rabelo

    ~Eu não concordo com o homossexualismo, homossexualidade ou como queiram dizer e isso é a minha opinião num país livre e democrático, também, pago meus impostos …

  4. Elnatan Araujo

    … posso votar Dr. Rubens Teixeira?

  5. Mew Pkmn

    Você por acaso lê mentes para saber o que todos os gays pensam? Se sim te desafio a provar! Se recusar será uma afirmação sem base.
    Lembre-se: levantar falso testemunho é um pecado.

  6. Alexandre Lima

    sei não geralmente quem cala consente .

  7. Abimael Nascimento

    Alexandre Lima Olá meu amigo, tudo bem? Eu não disse me calar, leia direito, eu disse ignorá-los. Não vamos permitir que esta droga de PL-122 aconteça, mas vamos mobilizar as pessoas de bem, de moral, e não ficar mostrando aqui beijo gay, bandeirinhas coloridas e etc. É exatamente isso que eles querem, aparecer! Devemos IGNORÁLOS.

  8. Julio Cesar Piva Cantizani

    MARCO FELICIANO ME REPRESENTA EU DIGO NÃO A PL122

  9. Danonne Essidois

    Acredito que ao não dá atenção eles farão tudo de forma mais rápida de acordo com o que querem, por isso tem que ser divulgado e claramente informado a população o que é esta lei de verdade.
    Quem não esta nem ai para a própria vida tende a não ligar para esta lei e julga correta, pq tem pena de gay, coisa que se caracteriza como ignorância, pois querendo ou não esta lei afeta a todos.
    As pessoas não lembram ou não dão ênfase as coisas macabras que este grupo vem tentando implantar na sociedade, parecem não se importar se s seus filhos ou futuros filhos terão aula de como se masturbar aos 6 ou 7 anos de idade, parecem não se importar mesmo que fiquem indignados por qualquer noticia referente a pedofilia, simplesmente eles não conseguem fazer relação entre o ativismo gay e o reconhecimento de que uma criança pode e tem capacidade para escolher sua orientação sexual podendo então o pedófilo continuar fazendo suas práticas sem se preocupar, pois daqui um tempo será reconhecido como opção sexual e não doença.

    As pessoas ainda não acordaram pq como todo brasileiro só se importa consigo mesmo, porém lá na frente quem vai sofrer será a sua própria família, ao permitir que isso aconteça, ao permitir que prostituição seja legalizado e incentivado como algo normal, desta forma quando a criança for estimulada a conhecer sua sexualidade pelas escolas sendo que este papel nunca foi da escola e sim dos pais, passaram a ter uma serie de informações que farão com que se precipitem e teremos muitas crianças se prostituindo como já é realidade no Brasil, mas é um Brasil que poucos tem conhecimento isso pq não querem ver.

    Ontem passou na band no programa "A liga" sobre crianças das quais quando eram apresentadas para dá entrevista embaixo do nome não estava escrito estudante e sim baladeiro, pior ainda, os pais de uma jovem representando todos os pais de todas as crianças dali, dizendo que preferia não imaginar o que acontecia dentro de uma festa onde se fecha crianças em um local com pouca luz, ou seja, uma boate e elas só estão ali para beijar e nunca é só beijar, experimenta colocar um grupo de 10 meninos e 10 meninas em uma sala fechada ao som de funk e depois veja o resultado, o projeto de lei 122 é muito mais amplo quando se faz a ligação entre os assuntos que os ativistas defendem, em resumo eles defendem tudo o que é sujo, tudo o que faz mal não para uma família cristã e sim para a sociedade em geral.

    Quem não se manifesta vira as costas para tudo isso, pq se não houver divulgação eles vão fazer tudo na calada da noite como sempre gostam de fazer.
    O problema do Brasil é descriminar tudo o que lideres evangélicos dizem, pq todas as pessoas tem seus conceitos pre formados em novelas da globo, sem querer e sem perceber estão todos com conceitos impostos a sociedade brasileira através do maior arma de manipulação mental do mundo. basta pesquisar um pouco sobre o programa mk ultra para ter uma noção de como funciona, quando eles viram o quanto a televisão conseguia influenciar as pessoas o projeto foi concluído, só não é divulgado para que não seja revelado a verdade, de tempos em tempos é noticiado novas informações querendo sugerir que o programa ainda é estudado, mas na verdade já terminou faz tempo, hoje apenas são feitos estudos sobre genética, uma vez que a parte de tecnologia em parte foi concluída.
    O programa permitiu que a música, imagem e palavras soltas fossem usadas para sugerir pensamentos ou manipular pessoas como se aquele pensamento fosse conclusão própria, quando na verdade é resultado de uma serie de combinações de textos, imagens, expressões e sons para induzir ou plantar ideias através do sentimento humano, a imagem pode ferir ou abalar, e o som penetrar no sentimento, assim pessoas conseguem assistir a certas coisas que elas não concordam, mas ficam pressas a ela enquanto são silenciosamente afetadas, em seu normal são usados muito suspense e impacto, depois vem a boa imagem, pessoas que são mais sensíveis podem até sonhar ou ter pesadelos positivos ou negativos resultante da imagem, som e sentimento despertado pelo conjunto.

    Isso nada tem relação com teoria de conspiração, pois qualquer um pode obter noticias sobre estudos relacionados a este tema, e só passa a ter noção de conspiração quem entende e enxerga o que muitos não conseguem.

  10. Alexandre Lima

    Abimael Nascimento eu te agradeço pelo esclarecimento e concordo contigo mas se analisarmos a historia do nosso pais teremos que buscar nossos direitos em alto e estridente som ,senão já era adeus viola.

  11. Débora Said Calil

    EU DIGO NAO A PLC122

  12. Jonathas Carlos Queiroz

    Danonne Essidois .PUXA AMIGO NÃO SABIA DISSO . FIQUEI PERPLEXO AGORA

  13. Danonne Essidois

    Jonathas Carlos Queiroz pois é, mas a informação esta ai na rede, basta ter tempo e saco para se informar melhor sobre o que na verdade é essa palhaçada toda. Paz brother

  14. Leonardo Frohnhofer

    Não concordar com a homossexualidade é como não concordar que o céu seja azul. A homossexualidade é um fato, não há nada pra concordar e mesmo que voce insista no contrário não haverá mudança, gays vão continuar existindo, quer voce goste ou não e se voce discriminá-los, será punido, como qualquer pessoa que discrimina outra por qualquer razão deve ser punida.

  15. Antonio Carlos Rabelo

    Leonardo Frohnhofer DEUS tem algo melhor do que um simples prazer carnal e passageiro,.a vida eterna …um abraço…