10 dicas para controlar a ansiedade

O hoje não esta em promoção


10 dicas para controlar a ansiedade

O amanhã não vale muito

Desvalorize um pouco o valor do amanhã. O amanhã é algo que só existe em perspectiva, logo não existe de fato. Olhe menos para o amanhã.



Não deixe de programar sua vida, mas foque nas programações de curto prazo. Viva cada dia as suas lutas e isso já vai ser muito pra você hoje.

O hoje não esta em promoção

Valorize o hoje, não economize a vida, tire do hoje o seu melhor proveito. Viva intensamente, mas se de o direito de descansar, relaxar, praticar o ócio santo.



Faça planos hoje que podem ser executados ainda hoje, coisas simples, mas não planeje tudo pois assim a vida perde o sabor do fator surpresa.

Ocupando a mente



Não pense tudo ao mesmo tempo, pense individualmente. Não pense no que pode acontecer “se…” elimine a condição “se”… (Se o exame der positivo) … (se ele não voltar…)

O único fator “se” que deve existir esta em Romanos 8: “Se” Deus é por nós, quem será contra nós?

Se tiver de escolher entre pensar no passado ou no futuro, escolha um passado, mas seja saudosista, pense num passado bom.

Ocupe a mente pensando em como foi seu dia, o que você poderia ter feito pra ter sido melhor….(mas não se cobre muito)

Aqui também cabe (e deve caber) a oração e o jejum, quando ocupamos um período do dia com jejum o nosso pensamento fica cativo á razão de nosso jejum, quando estamos orando o nosso pensamento esta ocupado em Deus.

Duvidando da duvida

De o direito da dúvida diante da dúvida.

Se a insegurança com o futuro te assunta, questiona se ela de fato vai ocorrer, coloque todas as expectativas negativas em relação ao futuro na balança da dúvida.

A probabilidade do pior acontecer pode ser infinitamente desproporcional a probabilidade do melhor acontecer. Duvide de suas duvidas.

Acreditando nas possibilidades

Gaste tempo pensando nas chances que tem de dar certo, mensure propositalmente mais as chances de dar certo do que a de dar errado.

Treine sua mente nisso; liste 3 chances de algo dar errado, mas liste sobre o mesmo problema 10 chances de tudo dar certo.

O lugar do dinheiro

Ouvi uma vez alguém dizer que problema que o dinheiro resolve não é problema.

O dinheiro vai ser um deus se você considerar que só ele pode te tirar dessa situação (resolver), Deus não precisa de dinheiro para te ajudar em nada, e muito menos precisa do seu dinheiro.

A normalidade da vida

A ansiedade nem sempre é um fator anormal, principalmente quando ela tem causa.

Pense que sua ansiedade faz parte da vida, que qual quer pessoa na mesma situação que você iria se preocupar tanto quanto você ou até ainda mais, e que também teria dificuldades para dormir (Só sabem o que é ter uma noite de sono bom, quem já teve uma noite de sono ruim).

Se você pensar que sua ansiedade é (muito) fora do comum, ela vai ser um gigante, agora se pensar que ela de fato é normal então uma pessoal normal como você vai poder domina-la.

Entregando o controle

Não queira de forma alguma controlar tudo, e mesmo que escolha controlar pouco ainda assim isso vai ter tornar vulnerável à ansiedade.

Deixa as coisas seguirem seu curso, a vida passa pela vontade de Deus.

Não queira deter um rio…. temos de confiar que o que tem de acontecer é o melhor, e ai deixar que simplesmente aconteça.

Ore, e deixe o que tem de acontecer livre.

Cuidando da minha vida

O seus problemas já são muitos, se não consegue lidar com eles não busque mais problemas que não lhe pertencem.

Ajudar as pessoas sempre é bom e recomendado, mas não é possível ajudar ninguém quando nós precisamos ser ajudados.

“Cuida de ti mesmo”.

Pouco importa

As vezes é bom não se importar, entregar os pontos, dizer que não está nem ai, “se acontecer aconteceu (Deus sabe o que faz, faz sempre sabendo) e eu não podia evitar”.

Fingi que o problema não existe nem sempre é covardia, as vezes é necessário fingir que ele não existe pra sobreviver, pra ganhar força e o encara-lo (só) na hora certa.

Deixe a luta para a hora da luta, não fique lutando em sua mente para não ter de lutar duas vezes.

Oração para controlar a ansiedade:

Pai, eu sei que o Senhor disse que eu não precisava andar ansioso, mas eu ainda não consigo, e peço que o Senhor me ajude a confiar em ti.

Me ajude a dominar meus pensamentos e a ser guiado pela minha esperança em Ti e não pelos minhas previsões ruins.

Renove em mim a esperança, e abra meus olhos para ver que o Senhor esta no controle de tudo.

Amém

Se tiver interesse em um livro baseado nesses conceitos mande e-mail para: [email protected]



Alan César Corrêa

Alan César Corrêa

Casado, pai do Nicholas e Ana Julia, reside em São Bernardo do Campo -São Paulo. Bacharel em teologia, pós graduado em Religião e Cultura, pastor na Igreja UrbaNova, escreveu o livro: "Dissidentes da Igreja" pela Editora Reflexão e "Em Estado de Graça" pela editora Garimpo. E-mail: [email protected]


Deixe seu comentário!