3 dicas para você aprender piano mais rapidamente

São dicas simples, porém altamente efetivas para você que está iniciando no piano.


3 dicas para você aprender piano mais rapidamente

Olá, como vai?



Aqui é Ramon Tessmann e estou muito feliz por iniciar minha coluna aqui no Gospel Prime. Espero que você goste! Hoje quero compartilhar com você 3 lições para você aprender a tocar piano ou teclado mais rapidamente.

São dicas simples, porém altamente efetivas para você que está iniciando no piano.

Então, vamos lá:



1 Consistência é melhor do que velocidade

Uma coisa que todo principiante no piano deve entender é que o uso da repetição ajuda no aprendizado e na assimilação de novas matérias. Ser consistente nos estudos é uma das chaves do aprendizado musical acelerado.

Toda vez que você dorme e acorda pela manhã é como se seu cérebro “reiniciasse” e aquela matéria que você estudou no dia anterior precisa ser revisada para não ser esquecida.



O fato é que no dia que você não estuda, você desaprende. No dia que você não pratica, você regride. Então, a lição aqui é: estude diariamente.

É muito melhor estudar diariamente, nem que seja por um curto período de tempo, do que estudar por períodos prolongados, mas só 1 ou 2 vezes na semana.

Cuidado com a empolgação inicial e prepare-se para uma caminhada de estudo diário no instrumento.

2 Escolha o horário fixo ideal

Aprender a tocar piano, como qualquer instrumento, requer muita energia e força de vontade. Muita gente até consegue se manter motivado por um tempo, mas desiste no meio do caminho.

Isso ocorre não porque a pessoa não quer aprender, mas porque ela não transformou o estudo musical em um hábito. Funciona da mesma forma com exercício físico, inglês, leitura, dietas entre outros.

Para vencer esse problema você deve transformar o estudo musical em um hábito com um horário fixo. Ou seja, escolha o horário do dia que você está com mais energia e disposto a aprender. É isso que tem funcionado aqui com os alunos do Aprenda Piano.

Defina esse horário como o horário fixo de estudo. Não importa se é 20 minutos ou 1 hora. O que importa agora é fazer você criar um hábito. Você deve cumprir essa rotina de estudo por pelo menos 20 dias (sem falhar nos fins de semana) e aí gradualmente isso se tornará um hábito, como almoçar e tomar banho.

Vai chegar um ponto em que você começará a praticar teclado ou piano naturalmente, sem precisar estar se “esforçando para estudar”.

3 Prepare seu ambiente

A terceira dica se trata do ambiente de estudo. Para você absorver o máximo do que está estudando, o ambiente em que você estuda deve ser especialmente preparado para o aprendizado.

Defina um local agradável e calmo para você estudar. Um lugar onde haverá um instrumento à disposição, com uma cadeira (ou banco) adequada, material de anotação, computador entre outros.

Nesse lugar você não pode ser interrompido a cada minuto, não deve haver barulhos externos como TV ligada, latidos de cachorro, etc. Isso porque quando você começar o horário de estudo é importante não haver interrupções.

Seu computador, seu celular, seu caderno, enfim, tudo o que cerca você deve estar preparado para o aprendizado musical. Esvazie seu computador ou celular de arquivos e programas desnecessários, e instale programas de aprendizado musical. Visite sites que falam de música e salve-os nos seus favoritos.

Enfim, cerque sua vida de música e prepare um ambiente específico para o aprendizado musical. Muita gente usa um quarto vazio em casa, a garagem ou o sótão para isso. Se você tem essa possibilidade, de preparar um ambiente assim, eu recomendo que você faça.

Crie um ambiente propício para o aprendizado musical.

Conclusão

Aprender a tocar piano ou teclado não é um bicho de sete cabeças e se você se propor a ser disciplinado seu aprendizado irá acontecer muito mais rápido do que você imagina.

Caso você queira começar a aprender piano agora mesmo poderá assistir a esse vídeo onde explico em detalhes um método para você aprender a tocar suas primeiras músicas em até 30 dias:

>> Link do vídeo <<

Eu espero ver você tocando piano em breve!

Até a próxima!



Ramon Tessmann

Ramon Tessmann

Músico fundador do Aprenda Piano ©, empresário e escritor.


Deixe seu comentário!