A melhor estratégia digital para igrejas pequenas

Igrejas menores e sem muitos recursos financeiros ou humanos tem uma certa dificuldade em iniciar algum tipo de presença on-line.


A melhor estratégia digital para igrejas pequenas

O que igrejas sem muitos recursos devem fazer na internet?
Qual deve ser a sua presença online?
Por onde começar?

Igrejas menores e sem muitos recursos financeiros ou humanos tem uma certa dificuldade em iniciar algum tipo de presença online, porem a internet hoje é uma das melhores maneiras de alcançar pessoas e conseguir novos visitantes.

É muito capaz que praticamente 100% dos membros de igrejas menores já tenham alguma presença online através das redes sociais, portanto isso já é um pé na roda para iniciar qualquer movimentação na igreja, vez que seus membros já estão online e os futuros membros também. Conectar a igreja na internet irá expandir seu alcance e trabalhando da maneira correta trará muitos frutos em curto prazo.

Por isso resolvi dar 8 Dicas importantes para iniciar a presença digital de pequenas igrejas.

1 – Consistência de Marca e discurso.

Marca e discurso inclui desde a logo da igreja até a sua personalidade. O que seria isso? As pessoas se conectam primeiro pelo visual, então logo, cores, imagens falam muito a respeito de quem você é. Sua igreja física deve ser muito próxima do que você apresenta digitalmente. Isto também desvenda a personalidade da sua igreja. Se você é uma igreja mais tradicional, não convém usar redes sociais para postar piadinhas, memes ou coisas engraçadas. Por mais que o humor seja algo bastante viral, você estará passando uma imagem errada da personalidade da sua igreja.

2 – Comece com um site

Eu sei que uma rede social é a maneira mais simples, fácil e rápida para introduzir sua presença digital, mas site é o ancora de tudo. Você precisa ter na internet um endereço coerente com o nome da sua igreja (evite siglas) onde qualquer pessoa 24h, 7 dias por semana pode acessar para saber endereço, datas de cultos, horários, quem é o pastor, e outras informações.

Aqui vai um checklist do que você precisa ter neste simples site:

– Fotos e vídeos da sua igreja
– Endereço da igreja
– Datas e horários dos cultos
– Telefones e outros meios de contato
– Calendário de Eventos
– Descrição da história da Igreja e quem são os pastores
– Link para Redes Sociais
– Blog com noticias e Atualizações da Igreja

É obvio que o site da sua igreja pode ter mais elementos e ser mais complexo com transmissão de cultos ao vivo e outras coisas, mas este checklist mostra o que há de mais essencial e importante em um site. Pessoas geralmente buscam um site de igreja procurando uma destas informações listadas acima.

3 – Faça um Calendário de criação e publicação de conteúdos relevantes.

Com a criação de um website vem a necessidade de se ter estratégias de conteúdo. Um site lhe ajuda a ser encontrado pelas pessoas nos sites de buscas, porem você se mantem ativo neste site e para os usuários através de uma regularidade de publicação de conteúdos.

Seja algo sobre um ultimo culto, um estudo ou reflexão, ou até o pastor tirando duvidas sobre perguntas bíblicas… deixe sua imaginação fluir e crie material que cative a curiosidade das pessoas da sua comunidade de fé.

Use não apenas textos, mas, imagem, vídeos, áudio e o que achar de recurso que melhore e traga clareza a sua mensagem. Por isso o Blog é importante pois é na área de Blog que você irá postar todo este conteúdo. Pode ser 1 vez por semana, não importa se é pouco, o importante é manter a regularidade e publicar conteúdo que realmente faça a diferença pra quem lê.

4 – Escolha não mais que 2 redes sociais

As vezes até 1 rede social é melhor que duas. Neste caso, menos é mais. Como assim andre? Quando igrejas tem muitas redes sociais e estão todas desatualizadas, isto está passando uma mensagem negativa, que a igreja não tem disciplina, não tem cuido na sua comunicação. É melhor não ter rede social do que ter e quando alguém entrar ver que a ultima atualização foi a mais de 1 ano. Isto conta contra a imagem e personalidade da igreja. Comece com 1 rede e tente manter sempre atualizado antes de recorrer para uma segunda rede social. Aconselho iniciar pelo facebook ou instagram.

>> Clique aqui e baixe meu ebook: 5 Segredos das redes sociais para decolar sua igreja. Lá explico como funciona e qual é a melhor rede social para você.

5 – Envolva os membros da Igreja

Para você ganhar notoriedade e crescer, vai precisar de uma ajuda interna. Interna porque você deve envolver os membros da própria igreja. Peça pra eles seguirem e compartilharem nas redes sociais. Alguns pastores falam de púlpito, outros em aviso em banner. Lembro-me de um pastor que pedia no inicio do culto para que todos os membros abrissem os apps das redes sociais para marcar ou dar check-in que estavam na igreja. Isso naturalmente vai alcançar os seguidores dos seus membros, e se você tem um conteúdo relevante, será como faísca em pólvora.

6 – Use Voluntários

Em toda igreja sempre tem aqueles jovens que gostam e ficam ligados na internet e redes sociais. Na verdade é uma grande maneira de fazer dentro da igreja um “departamento” ou “ministério” com comunicação e redes sociais. Aposto que terão dezenas de pessoas se voluntariando a participar desta iniciativa. Deixe que eles fiquem responsáveis na publicação e manutenção do site e redes sociais, vez que, igrejas menores não dispões as vezes de recursos para bancar profissionais.

7 – Siga o Exemplo de igrejas que te inspiram

Não sabe o que fazer ou por onde começar? Procure na internet exemplos de outras igrejas maiores que já tem uma presença grande na internet. Talvez lá você encontre inspiração e estratégias do que fazer e como fazer. Fique aberto para novidades e nunca pare de pesquisar.

8 – Seja um membro do Conteúdos Eternos

Se o que mais conta em uma estratégia digital é o próprio conteúdo, você precisa sempre ter algo ótimo, novo, e que dê resultado. O site conteúdos eternos www.conteudoseternos.com.br oferece milhares de postagens, Templates, imagens para redes Sociais. Todas essas imagens são testadas e comprovadas que dão grandes resultados. Portanto se seu problema era falta de equipe, tempo, dinheiro… conteúdos eternos resolve todas de uma só vez.

Este é o checklist de como você pode iniciar hoje mesmo a presença digital de sua igreja. Costumo dizer que a internet é o local para onde todo mundo está indo, ou já chegaram. Não demore para iniciar um site e ter alguma presença na rede social, caso contrario daqui a 1 ano você vai se arrepender de não ter começado hoje.



André Câmara

André Câmara

Diretor Nacional da Rede Boas Novas, maior TV Cristã do Brasil. Casado com Naiane Câmara e pai da Bella e Andre filho. Eu tenho duas paixões: Comunicação e o Evangelho. Juntando as duas chego na máxima que amo comunicar o evangelho, porém de maneira inteligente e eficaz para dar resultado. Ajudo pastores e igrejas a usar ferramentas digitais para crescer, evangelizar, e ganhar almas.


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