MENU

A resposta para o seu problema vem do céu

Se você deseja que Deus envie respostas para os seus problemas, coloque a sua fé em ação.


A resposta para o seu problema vem do céu

Quando se evaporou a camada de orvalho que caíra, apareceu na superfície do deserto uma coisa miúda, granulosa, fina como a geada sobre a terra. Tendo visto isso, os filhos de Israel disseram entre si: “Que é isto?” Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que Iahweh vos deu para vosso alimento. A casa de Israel deu-lhe o nome de maná. Era como a semente de coentro, branco, e o seu sabor como bolo de mel. Os filhos de Israel comeram maná durante quarenta anos, até chegarem à terra habitada; comeram maná até chegarem aos confins do país de Canaã. Êxodo 16.14-15;31;35 (Bíblia de Jerusalém) 

Há uma grande chance que você esteja vivendo de angústia e dor, e nesses momentos o que mais anelamos é uma resposta de Deus; uma solução para a nossa consternação; auxílio e socorro que venham do céu; uma intervenção divina para o nosso problema.

Visualize comigo o seguinte cenário: Cerca de 3 milhões de pessoas entre Homens, Mulheres e Crianças israelitas, e até mesmo alguns que não eram descendentes de Abraão (Êx 12.38) peregrinando pelo deserto com várias necessidades básicas após saírem do cativeiro do Egito. Mas o que eles não tinham total ciência é de que para Deus não existe problema irresolúvel!

Em meio à Península do Sinai, região desértica, um lugar inóspito e implacável, os israelitas reclamaram contra Moisés e Arão acerca da falta de abundância de comida… Então Deus, compassivo, benigno…falou com Moisés e enviou codornizes e também o Maná, suprindo a necessidade daquela multidão e resolvendo o problema.

O Maná foi a resposta do céu para o problema dos filhos de Israel. Eu quero declarar que a resposta para o problema que você está enfrentando ou vai enfrentar também vem do céu, da parte de Deus!

Esse episódio do Maná traz lições valiosas para que lidemos com os problemas que assolam a nossa vida, sejam eles de qual ordem for:

A resposta para os nossos problemas vem do céu através da fé em Deus!

Deus já tinha enviado as 10 pragas contra o Faraó e desbaratado as divindades que eram idolatradas pelos egípcios;

Deus já tinha aberto o Mar Vermelho para o povo de Israel passar com os pés enxutos e afogado todos os cavaleiros do exército de Faraó;

Deus já tinha tornado as águas amargas de Mara em águas próprias para consumo;

Mas mesmo contemplando tantos milagres, os israelitas continuavam demonstrando falta de fé no Deus vivo. Mas ainda assim com um ato de misericórdia, Jeová-Jiré se manifestou e supriu a necessidade dos israelitas.

O autor da epístola aos Hebreus é claro ao dizer: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. (Hebreus 11.6)

Se você deseja que Deus envie respostas para os seus problemas, coloque a sua fé em ação. Celebre cada livramento; cada conquista; cada vitória para a glória e honra do Senhor! Diga não à incredulidade, pare de murmurar, dê um passo de fé e veja as mudanças acontecerem na sua vida.

A resposta para os nossos problemas vem do céu através da obediência!

Deus enviou o Maná, mas deu instruções. As instruções eram claras: Ao colher o Maná, ninguém devia deixá-lo para o outro dia (Êx 16.19), mas a Bíblia diz que eles não deram ouvidos, deixando do Maná para o outro dia, vindo o mesmo a criar bichos e cheirar mal (Êx 16.20).

Deus não queria apenas suprir as necessidades do povo e alimentá-los, antes queria levá-los a uma relação de intimidade com Ele, pautada na fé, obediência e dependência, pois Deus estaria cuidando deles durante toda a sua trajetória no deserto.

Sem obediência jamais seremos vitoriosos sobre qualquer que seja o problema. É preciso que tomemos a consciência de que a bênção de Deus para a nossa vida está condicionada à obediência. Não obedecer a Deus é ficar debaixo de maldição. Sacrifiquemos menos e obedeçamos mais.

Em Deuteronômio está escrito: “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus” … (Deuteronômio 28.1-2)

Por meio da obediência, as bênçãos do Senhor nos alcançarão.

O maná era saboroso e nutritivo. De forma figurada, podemos entender que a obediência traz doces vitórias na nossa vida.

A resposta para os nossos problemas vem do céu através da esperança!

Os problemas têm a capacidade de suplantar a nossa esperança. Os filhos de Israel demonstravam constantemente desesperança verbalizando a cada obstáculo enfrentado que melhor seria ter ficado e morrido no Egito.

Um grande erro dos filhos de Israel era querer permanecer no passado.

O Pastor Carlito Paes diz que “o passado é um péssimo lugar para se viver, pois nele não temos perspectiva de presente nem de futuro”.

Tem muita gente vivendo cativa no passado. Siga as instruções do Pastor Rick Warren: “Pegue uma pá, cave um buraco, enterre os erros do passado e viva um presente glorioso, livre de culpas e ressentimentos, enfim, seja feliz. Viva uma vida abundante com Jesus”.

Tenha uma viva esperança de que Deus está contigo em suas batalhas e todo problema será resolvido para a glória do Senhor!

Salomão disse: “Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo”. (Provérbios 16.3 NTLH) 

A resposta para o nosso problema vem do céu através do amor de Deus por nós!

O amor de Deus por nós é tão surpreendente que Ele enviou seu próprio Filho para morrer em nosso lugar, pagar pelos nossos pecados e possibilitar-nos desfrutar da vida eterna.

Em João, capítulo 6, do verso 48 ao 51 está escrito: “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre”. (João 6.48-51)

Jesus é a resposta para todos os nossos problemas. Sempre existe uma saída. E esta saída é Jesus. Ele é o pão vivo que desceu do céu para alimentar a nossa alma e dar sentido à nossa vida.

Em Cristo,



Pastor, Escritor, Conferencista, Bacharel em Teologia, Bacharel em Comunicação Social, Professor de Seminário Teológico e Capelão Internacional. Casado e pai de três filhos.

Assuntos: ,


Deixe seu comentário!


Mais notícias