BBB, o “Irreality show”

Amado irmão, não troque o “Evangelho Real” pela abominação “Irreality”, ainda que seja um “Show”.


BBB, o "Irreality show"

Nós estamos vivendo na era do “Simulacro”. Simulacro é a simulação, o artificial,  aquilo que substitui o original quando não se pode tê-lo. Somos inclinados a desejar, por exemplo, o suco artificial de morango, quanto mais vermelho melhor, ou seja, quanto mais corante artificial que o torne aquilo que ele não é mais satisfeitos e realizados nos tornamos. Se não posso comprar um relógio, bolsa, óculos, etc, de “Grife”, sem “stress”, temos o genérico, o pirata, o simulacro.

Certo dia ouvi o seguinte episódio:



Uma mãe passeava com seu filhinho em um carrinho de bebê em um parque, quando subitamente uma senhora que por ali passava, ao observar a criança argumentou:

“ – Que criancinha mais linda!”

Ao que a mãe respondeu:



“-Você não viu nada! Precisa ver no Photoshop, ela fica mais linda ainda!”

Este é o quadro que estamos vivendo, a era do irreal, da simulação, da ilusão.

Nesta mesma perspectiva os “Reality Show” procuram induzir, não só os participantes, mas também espectadores, ao mundo da simulação, da ilusão; tudo em nome de uma disputa, um embate, um vale tudo de imoralidades, mentiras, fofocas, adultérios, erotismos, prostituições, invejas, porfias, etc, que proporcionará um sonho, que se materializa em um prêmio que mudará (???) a vida do “Grande Vencedor”.

Eu prometi a mim mesmo que não me manifestaria mais com respeito a estas questões tais como: Filmes demoníacos, Igrejas Heréticas, Programas, Cantores Gospel e tudo o mais que está surgindo como artifício satânico, forjado nas oficinas do inferno com o intuito de “entreter” (a palavra entretenimento significa: tirar a atenção) os crentes, tirando-os do verdadeiro foco que é buscar uma vida de santificação e cumprir a obra que Jesus nos outorgou. Sei o que esse comentário vai gerar no coração daqueles que vivem às margens do evangelho ou ainda o são por conveniência. Mas uma força superior à minha vontade me leva a romper com o silêncio e uma vez mais tenho que  bradar como um atalaia, não posso me calar, pois o Espírito Santo e o zelo pela obra me “Devoram”.

Um jovem, de princípios cristãos, questionou se poderia participar de um “Reality Show”.

Com base nas Santas Escrituras, um Cristão não deveria participar de um “Reality Show”, pois um crente fiel não se encaixaria na vida de simulação e malignidade que são comuns nesse tipo de programa. Se para lá fosse, seguindo fielmente os preceitos Bíblicos, seria eliminado logo de início.

Um BBB ou Fazendeiro deve ser:

Alguém de personalidade dupla, o que a Bíblia condena em I Pe 2.1 “(…)Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência”(…)

Mentiroso,  Jo 8.44

(…)“ Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.(…)”

Ainda   II Ts 2.11

“(…) E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira(…)”

E Ap 22.14,15

“(…) Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.  Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. (…)”

Alguém que pratica a prostituição, I Co 6.18

“(…) Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.(…)”

Ainda  Ef 5.3

“(…) Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos (…)”;

E  I Ts 4.3

“(…) Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição (…)”

Alguém que seja ganancioso, Hb 13.5

“ (…) Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.(…)”

Alguém que seja adúltero, Ap 21.8

“(…) Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.

E Ap 22.15

“(…)Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.(…)”

Faltar-nos-ia espaço para elencar os comportamentos abomináveis dos participantes dos “IRREALITY SHOWS” com os respectivos versículos que os condenam.

Se ainda assim, algum “cristão” encontrar justificativa para participar ou até mesmo acompanhar como espectador desses programas nefastos, está enquadrado no que bem disse Isaías há quase 2.600 anos atrás:

Is 5.18-25

18 Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de falsidade, e o pecado como com tirantes de carros!

19 E dizem: Apresse-se Deus, avie a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o propósito do Santo de Israel, para que o conheçamos.

20 Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!

21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito!

22 Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte;

23 dos que justificam o ímpio por peitas, e ao inocente lhe tiram o seu direito!

24 Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do santo de Israel,

25 Por isso se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, e o Senhor estendeu a sua mão contra ele, e o feriu; e as montanhas tremeram, e os seus cadáveres eram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.

Amado irmão, não troque o “Evangelho Real” pela abominação “Irreality”, ainda que seja um “Show”.



Armando Taranto Neto

Armando Taranto Neto

Articulista, mestre em sociologia da religião, graduado e pós-graduado em teologia bíblica. Pastor auxiliar na AD Mutua - RJ. Contato para ministração e estudos bíblicos: [email protected]


Deixe seu comentário!