Como lidar com minha futura sogra?

Olá queridos! Essa semana, iremos homenagear nossas sogras. São elas que geraram nossos amados e que todo mundo reza pra...


Olá queridos! Essa semana, iremos homenagear nossas sogras. São elas que geraram nossos amados e que todo mundo reza pra ficar bem distante de nós. Brincadeira! Sortudo foi Adão que não teve sogra. Dizem que ela é como uma onça pintada, todo mundo quer preservar, mais ninguém quer ter uma em casa. Que amor por sogra é medido em quilômetros… de distância de nós. Melhor parar a brincadeira por aqui…

Nossas sogras são maravilhosas, servas de Deus. Gustavo relata que uma das primeiras estratégias para conquistar Myllene foi conquistar sua futura sogra. O respeito e a liberdade para que ela participasse do namoro foram cruciais para o bom relacionamento.

Sogra é sogra, e Nelma Maria sempre faz questão de dizer em alto e bom som: meu genro é um homem de Deus, não é bonito, mas é um homem de Deus! Eu não era o Henrique Castelli da novela que ela sonhava para sua filha mais linda do mundo.

Nelma Maria é uma mulher que sempre foi devotada à família e, claro, à sua eterna neném. Aí vem um gaiato de Salvador com uma conversa mole de gostar de sua filha. Como ele morava longe, de vez em quando ele aparecia. Mas quando eles começaram uma conversa de casamento… aí as coisas começaram a ficar mais difíceis. Mas nós entendemos.

É muito difícil para uma mãe ver sua filha deixar seu lar depois de décadas ao seu lado, em momentos rotineiros como café, almoçar juntas, na hora de dormir. Não é fácil romper o cordão umbilical. Também não foi fácil para Celinalva, mãe do Gustavo, ver seu primogênito deixar o lar em que assumia importantes funções.

Mas após o casamento, elas vão se acostumando com essa nova fase de vida. A vantagem é que elas estão felizes com nossa felicidade. Para nós também não foi fácil, mas sabíamos que o Senhor, que nos cuida diariamente, também estaria protegendo-as e dando o escape necessário nos momentos de saudade ou naqueles que não poderíamos estar para auxiliá-las.

Lembre-se que um namoro sem a benção dos pais provavelmente enfrentará muitos problemas. Seja inteligente, conquiste a sogra para seu lado. Encha ela de mimos. Elas sempre gostam disso e verás como irão te tratar como um filho. Entre as formas de conquista um dos mais eficientes é verem o amor e cuidado que um dedica para o outro.

Um caso de amor envolvendo uma nora e sua sogra é a história de Rute e sua sogra Noemi. No capítulo de Rute1:16,17, revela essa gratidão: “Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti”.

Outra dica é: Prepare, desde já, seus pais para esse momento difícil de “deixar pai e mãe”. Incentive agora atitudes mais independentes de seus pais, busque incentivar lazer e rotinas que não incluam os filhos e maior autonomia em suas atividades e decisões. Não deixe que a ficha delas caiam apenas no dia do casamento. Elas precisam ser preparadas, em amor, para este momento que mistura felicidade e saudade.

Segue algumas dicas:

Para que perder tempo criticando sua sogra? Busque entendê-la e assim ajudá-la;
Se a relação está difícil, oferte amor independente das circunstâncias;
Brincar é algo saudável, desde que não ultrapasse os limites do respeito;
Demonstre honra a ela e como vocês se interessam que ela participe de seu namoro;
Mostre o quanto ela é especial para você, afinal foi ela que gerou o seu grande amor.



Gustavo e Myllene

Gustavo e Myllene

Gustavo Mercês e Myllene Ramalho, são casados e líderes do Ministério de Namorados da Igreja Batista Missionária da Independência em Salvador-BA. Gustavo é Relações Públicas e Historiador. Já Myllene Ramalho é Assistente Social. Ambos estão no Ministério de Namorados desde 2012.


Deixe seu comentário!