MENU

Demonstrando o amor de Deus

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (1º Coríntios 13: 13)


Demonstrando o amor de Deus
Demonstrando o amor de Deus

O amor é um assunto que permeia toda a Sagrada Escritura, vemos o amor de Deus por Israel, vemos o amor de Jesus pela igreja e vemos o amor da igreja pelo necessitado.

Não há nada mais precioso para Deus do que o amor, tanto que quando questionado sobre qual o principal mandamento, Jesus respondeu assim: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. (Mateus 22: 37-40).

O amor é a vontade de Deus para Seus filhos, porém, não apenas o amor a Ele, mas principalmente o amor ao próximo, tanto que em Sua Palavra Ele chega a afirmar que: Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1º João 4:7-8)

Apresentado esses fatos, quero falar sobre uma das formas como nós a igreja de Cristo, podemos oferecer esse amor a todos que necessitam conhece-lo, a Capelania.

Mas o que é a Capelania? Por lei, Capelania é uma Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal, mas na prática, Capelania é a oportunidade de levar as pessoas a um conhecimento de Jesus através da Sua Palavra, possibilitando consolo, conforto e esperança para aqueles que tanto necessitam em momentos de dificuldades.

Ser Capelão e dizer sim ao ide de Jesus e propor ser uma extensão de Seu amor em lugares onde muitas vezes isso fará toda a diferença. Imagine aquele pai com seu filho no leito de um hospital, ou um filho com sua mãe na mesma situação.

Imagine uma mãe visitando seu filho que está em um presídio, ou um pai se despedindo de seu filho ao término de uma visita. Todas essas situações trazem dor, tristeza, desespero levando as pessoas a desistirem de seus sonhos e por vezes esquecer-se de Deus.

Precisamos entender que há uma necessidade em nossos dias de pessoas que estejam dispostas a estarem nesses lugares, pessoas que se disponham a buscar entender como funcionam essas instituições e principalmente que se preparem emocionalmente para se identificar com a dor do próximo.

E por que isso é importante para igreja? O próprio Jesus disse em Mateus 25:36 que quando fazemos a algum desses é a Ele próprio que estamos fazendo. Somos chamados a levar a esperança onde ela se perdeu, somos chamados a ajudar as pessoas a acreditarem novamente que há sim uma saída, que tem sim pessoas que se importam e principalmente que Deus não se esqueceu deles.

Ser Capelão não é apenas um ofício, mas sim um ministério que toda igreja deveria adotar. Precisamos entender que o amor de Jesus precisa transpor as paredes das igrejas e alcançar essas vidas nesses lugares, crendo que o amor de Jesus em nós, possibilitará transformar a tristeza em alegria, a dor em refrigério o desespero em esperança, pois como disse o texto inicial:

De todas as coisas a maior é o Amor.

Saiba mais em Instituto Êxito de Teologia.



Instituto Êxito de Teologia

Instituto Êxito de Teologia

O Instituto Êxito é um Instituto de cursos Interdenominacionais, que provê uma Teologia Puramente Bíblica, busca unir o Povo de Deus, e trazer e amparar aqueles que estão fora do Rebanho de Cristo


Deixe seu comentário!