Deus de ordem

Estudo bíblico sobre um Deus de ordem.


Deus não trabalha desordenadamente, Deus é um Deus de ordem e de princípios, e em toda a sua criação encontramos essa sabedoria revelando a grandeza do caráter divino, que estabelece a ordem para que haja o equilíbrio, Deus abomina a falta de ordem “Porque Deus não é Deus de confusão” (I Cor. 14:33).

Deus sempre deu instruções exatas para a execução de seus planos e vontades, exigindo dos seus cooperadores devida ordem para que a missão não fosse de modo algum prejudicada. “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (1Co 14.40).



A ordem gera organização, disciplina, controle, progresso, sucesso e excelência, nenhuma instituição sobrevive sem a ordem, pois a sua ausência interferem diretamente nas estruturas fundamentais do relacionamento humano provocando o caos e colapso a qualquer organização. Por essa razão Deus é absolutamente claro e extremamente enfático quando o assunto se trata de ordem, vejamos alguns casos:

• “O candelabro de ouro puro com suas lâmpadas; as lâmpadas colocadas em ordem, e todos os seus utensílios, e o azeite para a iluminação” (Ex 39.37).

• “Meterás, nele, a mesa e porás por ordem as coisas que estão sobre ela; também meterás, nele, o candelabro e acenderás as suas lâmpadas” (Ex 40.04).



• “E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar e porão em ordem lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão em ordem os pedaços, a saber, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo sobre o altar”. (Lv 01. 7-8).

• “Em cada sábado, Arão os porá em ordem perante o SENHOR, continuamente, da parte dos filhos de Israel, por aliança perpétua”. (Lv 24.08).

• “Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi”. (Tt 1.5).

• “Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.” (Cl 2.5).

São inúmeras passagens bíblicas que relatam a importância da ordem, pois Deus sempre exigiu ordem do seu povo, encontramos essa verdade presente na edificação da arca, altar, tabernáculo, templo e na própria igreja.

“Elias antes de clamar a Deus por fogo, restaurou o altar e o pôs em ordem e Deus o respondeu conforme o seu desejo” (I Rs 18. 30-38). Deus disse ao Rei Ezequias por intermédio do profeta Elias, “Ponha em Ordem Sua Casa” (II Rs 20.01). O Senhor requer ordem em nossa vida, casa, família e ministério, o que em você se encontra fora de ordem?

Para que haja fogo precisamos por a lenha em ordem, Para que haja abundante colheita precisamos semear e regar com ordem.

“A excelência glorifica a Deus e inspira as pessoas”



Sidnei Osvaldo Ferreira

Sidnei Osvaldo Ferreira

Pastor presidente da Igreja Batista Evangelizadora, em Paulo Afonso - BA. Formação acadêmica: Teologia, Administração e Filosofia. Casado com a nutricionista Vanessa Cristina e pai de Sidnei Gabriel e Sarah Cristina. Contato virtual: www.facebook.com/pr.sidneyferreira


Deixe seu comentário!