MENU

É certo guardar dinheiro?

Quem não pensa no futuro e não guarda dinheiro, sentirá falta na velhice


É certo guardar dinheiro?

“Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra: afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus” – Provérbios 30:7-9.

Nem a pobreza nem a riqueza devem superar a fé. Tenha sempre em mente que o dinheiro é um meio para realizar sonhos e trazer boas condições de vida e não um objetivo em si. Nunca pense nele com avareza e sim com grande responsabilidade.

Leia mais

Sabemos que o dinheiro é importante na vida terrena, especialmente quando pensamos no futuro, na fase de aposentadoria e merecido descanso. Mas infelizmente poucos brasileiros têm o hábito de guardar para essa fase. Mesmo as pessoas mais ricas têm dificuldade em poupar.

Tenha a certeza, tudo o que se planta, colhe. Quem não pensa no futuro e não guarda dinheiro, sentirá falta na velhice. E é como está na Bíblia: “melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça” (Provérbios 16:8).

Por isso trago hoje orientações para começar a guardar dinheiro para o futuro:

1 – Resgate seus verdadeiros sonhos

De nada adianta guardar por guardar, pois o dinheiro guardado sem objetivo acaba sendo usado sem consciência. Estabeleça seus sonhos: aposentadoria tranquila, viajar, ter uma casa ou carro melhor, enfim. Ouça seu coração.

2 – Saiba onde economizar

Nesses anos de experiência, vejo que todo orçamento tem, pelo menos, 20% de desperdício ou excesso. Para saber de que forma está gastando o seu dinheiro, anote por 30 dias todos os seus gastos, separando por categoria (transporte, roupas, etc.).

Assim terá visão ampla e ao mesmo tempo minuciosa de suas despesas mensais e saberá o que pode ser diminuído ou até mesmo cortado para conseguir poupar mensalmente para seus sonhos.

3 – Poupe primeiro, gaste depois

A maioria das pessoas faz a seguinte conta: Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo. Não adianta esperar que, assim, sobre algum dinheiro ao final do mês para poupar. Acredite: dificilmente isso acontecerá.

Faça Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos, assim não há lucro ou prejuízo, as contas batem. Logo que receber o salário, já reserve o dinheiro para os seus sonhos. Assim criará o hábito de poupar todos os meses.



Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Assuntos: , ,


Deixe seu comentário!


Mais notícias