MENU

Educação financeira para crianças: agora é obrigatório

“Instrua o homem sábio e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo e ele aumentará o seu saber”. (Provérbios 9:9)


Educação financeira para crianças
Educação financeira para crianças: agora é obrigatório

Caros amigos cristãos,

Vejo muitos irmãos com dificuldade em lidar com as próprias finanças. Enquanto uns vivem “no sufoco” todos os meses, por não sobrar dinheiro, outros vivem em pleno descontrole financeiro, com dívidas atrasadas.

A falta de educação financeira, por muitas vezes, tira a paz, faz perder o sono e até mesmo a esperança. Mudando hábitos e buscando novos comportamentos, todos podem sair dessa situação – independente de quantos anos tenha e em qual fase da ida se encontre.

Contudo, há anos percebi que se a educação financeira for ensinada na escola, para crianças e jovens, resultará em uma nova geração de adultos sustentáveis financeiramente, que sabem lidar com as finanças.

Essa tem sido a missão da minha vida, disseminar a educação financeira no Brasil e no mundo, para pessoas de todas as idades, do maternal até os 110 anos. Recentemente, essa missão se fortaleceu: a educação financeira foi estabelecida como habilidade obrigatória entre os componentes curriculares.

Quem determinou isso foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece referências para os currículos escolares no País para os próximos anos. Ou seja, as escolas deverão ensinar educação financeira para os alunos.

E na escola dos seus filhos, esse tema é abordado?

Tenha sempre a preocupação de que nossas crianças e jovens, além de seguirem os desígnios de Deus, tenham condições de viver de forma digna, honesta e honrosa. Que eles tenham condições de se desenvolver neste mundo capitalista, em que é preciso ressignificar o uso do dinheiro.

Meu mais profundo e sincero desejo é que todas as crianças e jovens aprendam a utilizar seus recursos de forma sustentável, para conquistar não apenas os seus sonhos, mas também para ajudar o próximo e pensar no coletivo.

Essa missão deve ser não apenas minha, mas de todos nós.



Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Assuntos:


Deixe sua opinião!

shopping