Educação financeira: valioso ensinamento para os filhos

Vocês sabem o quão valorosa é a educação dada aos nossos filhos?


Educação financeira: valioso ensinamento para os filhos

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”. – Deuteronômio 6:6-7

Queridos irmãos,

Vocês sabem o quão valorosa é a educação dada aos nossos filhos. Confiados a nós por Deus, eles devem receber nossos melhores ensinamentos e valores morais. Também é muito importante o papel da escola, dos professores e das lições ensinadas.

Um dos estudos mais valiosos – assim como português, matemática e ciências – é a educação financeira. Afinal, quantos são os casos de ganância e ambição desmedida que vemos por aí? Muitos e muitos, é triste de ver, mas tudo isso poderia ser evitado.

Além de tornar crianças e jovens menos consumistas, a educação financeira faz com que eles tenham mais consciência da situação dos pais e reajam melhor às negativas e, inclusive, às crises financeiras.

Tudo isto que estou falando não é apenas uma percepção, e sim resultados comprovados pela 1ª Pesquisa Nacional de Educação Financeira nas Escolas, feita em parceria entre o Instituto Axxus, o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Unicamp e a Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros).

Essa pesquisa deixou claro que as crianças que têm educação financeira nas escolas são bênçãos em seus lares: ajudam os pais a consumir de forma mais consciente e não ficam pedindo coisas para si quando estão em situação de compras.

Pelo contrário, 7 em cada 10 crianças educadas financeiramente reagem bem ao um revés financeiro. Entre as que não são educadas financeiramente, apenas 1 em cada 10 reage bem. Ou seja, a conscientização é impressionante.

É inegável o papel da educação financeira na formação de uma criança ou jovem hoje, que amanhã se tornará um adulto sensato, que sabe lidar com os problemas financeiros e não é consumista, daqueles que servem a mamom (dinheiro) antes de servir a Deus.



Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.


Deixe seu comentário!