A esperança que Moisés perdeu aos 80 anos de idade

A vida de Moisés é repleta de ensinamentos. O modo como Deus o moldou e o fez capaz para liderar...


A vida de Moisés é repleta de ensinamentos. O modo como Deus o moldou e o fez capaz para liderar seu povo é maravilhoso. Imagina você aos 10 anos de idade sendo neto do rei e tendo tudo o que poderia ter. Os melhores ensinos, as melhores comidas, as melhores roupas, enfim, era uma vida regalada.

Sendo criado por sua mãe. Aprendendo sobre um Deus soberano desde menininho e sabendo que sua vida era um milagre. O menino parecia estar destinado a algo grandioso, até que aos 40 anos resolve visitar seus irmãos. Num ato impensado, mata um egípcio e joga tudo que tinha pela janela.

De príncipe vira um fugitivo. Chega a Midiã – usa as técnicas de lutas aprendidas no Egito e arruma uma mulher junto a um poço. Vive com ela durante 40 anos. Um belo dia pastoreando suas ovelhas, vê uma sarça queimar, mas não se consumir. Chega perto e recebe um chamado de Jeová.


  Professor ensina a cantar afinado em 61 dias


Aos 40 anos achou que iria ser usado por Deus e começou por conta própria, não deu certo. Aos 80 anos quando não tinha mais nenhuma esperança, Deus o chama e faz liderar milhões através de uma grande jornada com milagres e maravilhas nunca vistos em toda a história humana.  Certo, tudo isso você já sabe de cor e salteado. Vamos ao que interessa!

O que me chamou a atenção nesta história toda foi um verso do Salmo 90, atribuído ao nossa amigo Moisés.

Leia:

Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Salmos 90:10

Pois bem, o camarada tá dizendo pra nós que quem chega aos 80 anos só tem enfado e canseira. Mas pera aí, ele viveu até 120 anos.

Olha o que a Bíblia diz sobre os últimos dias de Moises:

Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor. Deuteronômio 34:7

Então o cara que diz que é canseira viver até 80, vive até 120 com vigor.

Acredito que Moises tenha escrito o Salmo 90 no deserto de Midiã, nos seus 40 anos de espera. O tempo que Deus o preparou.

Ao que me parece, Moises ficou sem esperanças. Se Deus não o havia usado com 40 anos, não era com 80 que usaria. Pensou estar no fim da vida.

Todas as esperanças humanas foram esvaídas! Viraram fumaça!

Aí que entra o que não entendemos. O modo como Deus trabalha.

Quando não temos mais esperanças de sermos usados por Deus. Quando tudo diz que não seremos mais usados. Quando não nos sentimos mais capazes.

ELE nos chama e diz que chegou a nossa hora!



Neto Gregório

Neto Gregório

Vivo pela misericórdia, salvo pela graça.


Deixe seu comentário!