MENU

Estratégias bíblicas para uma nação transformada

O Brasil tem jeito!


 Estratégias bíblicas para uma nação transformada
Estratégias bíblicas para uma nação transformada

Sim, o Brasil pode se tornar um país seguro, próspero e com alta qualidade de vida! O ponto de partida é olharmos para a Palavra de Deus e aprendermos os princípios fundamentais a serem aplicados em cada área da sociedade. Cada área revela atributos específicos da natureza de Deus, bem como parte do Seu caráter. Deus ensinou-os para Seu povo no período até a chegada e a conquista da terra prometida. Deus entregou-lhes uma Lei Civil completa e leis e orientações sobre economia, família, saúde, meio ambiente, dentre outros temas. Para tanto, Deus usou a vida de Moisés para conduzir e ensinar o povo a formar e administrar uma Nação: a Nação de Israel.

Enquanto líder político e espiritual, Moisés executou um trabalho muito árduo. Ele discipulou mais de três milhões de pessoas pobres, sem qualquer escolaridade, sem governo, sem exército, sem perspectiva profissional, enfim, o povo mais numeroso e subdesenvolvido que já existiu na terra. Em cerca de 300 anos, esse mesmo povo se transformou em uma grande, poderosa e conhecida Nação. O mundo todo falava de Israel e o reconhecia por expressar a cultura do Reino de Deus (I Rs. 10: 1-10). Israel tinha leis justas; era economicamente próspero; sua arquitetura e artes eram brilhantes; sua educação era diferenciada; seu povo era feliz. Construídas com base nos princípios fundamentais do Reino de Deus, as diferentes áreas da sociedade revelavam Deus.

Leia mais

Uma Nação transformada pela cultura do Reino entende o propósito e estabelece as responsabilidades apropriadas, pelo menos, em relação às três principais esferas da sociedade, quais sejam, a família, a instituição Igreja, e o governo civil.

A família se constitui pela união civil de um homem com uma mulher e seus filhos. Nessa relação, pais e filhos apresentam responsabilidades específicas. Cabe ao casal a procriação (Gn. 1:28; I Tm. 5:10) e a educação de seus filhos tanto em relação ao seu caráter (Gn. 18:19) e a sua visão de mundo (Sl. 78:5), como em relação às responsabilidades individuais dos filhos (Pv. 22:6) e à aplicação de disciplina e correção (Ef. 6:4). Além disso, na perspectiva do Reino, compete à família os cuidados relacionados à saúde e às garantias sociais (e não ao Estado, como acreditamos e por vezes defendemos). O cuidado aos doentes, idosos, órfãos e viúvos (I Tm. 5:4, 8, 10, 16; Dt. 15: 7, 8, 11; 14: 28-29), assim como a poupança e os investimentos para aposentadoria e a posteridade (2 Co 14:14, Pv. 19:14, Dt. 21:17) constituem responsabilidades da família em uma Nação construída a partir da cultura do Reino de Deus.

Numa Nação transformada ademais, a instituição Igreja apresenta e cumpre o propósito e os deveres a ela atribuídos pela Palavra de Deus. Cabe à Igreja instruir regularmente seus membros na verdade bíblica aplicada a sua vida (Mt. 28: 18-20; 2 Tm. 3: 16-17) e administrar os sacramentos, como a adoração e os sacrifícios, o batismo e a ceia, e a disciplina na própria instituição (I Co 5: 8-13; 11: 23-25; Mt. 18: 15-17). Mas não só: também consiste numa atribuição da instituição Igreja capacitar e organizar os cristãos para exercerem sua vocação profissional com excelência e de modo exemplar e influente nas diversas áreas da sociedade (Ef. 4: 11-12, 16; Tt. 3: 8, 14).

Por fim, uma Nação que emana alegria, paz e justiça apresenta um governo civil que protege o justo e pune o criminoso. Sob a ótica do Reino de Deus, o Estado possui primordialmente essas duas funções. Ao governo civil cabe proteger a vida, a liberdade e a propriedade dos indivíduos por meio de uma política de direitos clara e uma polícia forte e efetiva (Rm. 13: 3-4; 1 Pd. 2: 13-14), bem como punir os criminosos a partir de julgamentos imparciais e justos e pela aplicação da lei (Ex. 20:13, 21: 12, 22:2).

Sim, o Brasil tem jeito e pode ser transformado! Depende de nós alinharmos o propósito e desempenharmos as responsabilidades bíblicas para cada área da vida!



Viviane Petinelli

Viviane Petinelli

Viviane Petinelli é pós-doutora em Ciência Política. É especialista em políticas públicas e participação social.


Deixe seu comentário!