MENU

História da Igreja: entenda a corrida que não acabou

Como seremos lembrados nessa história?


História da Igreja: entenda a corrida que não acabou

Quando falamos sobre História da Igreja, o primeiro questionamento que surge é, em qual igreja essa história vai se basear? Isso ocorre, porque hoje temos diversas religiões e cada uma delas tem suas igrejas, templos ou outros centros de reuniões, porém, como cristãos, quando falamos sobre história da igreja estamos falando sobre a igreja de Cristo.

E qual é a Igreja de Cristo? Muitos defendem que Cristo nunca fundou nenhuma igreja e sequer uma religião ele fundou, mas não há como negar, que Cristo enquanto esteve na terra atraiu para Si muitos seguidores, chamou para próximo Dele 12 homens, ensinou a esses tudo o que achou necessário para que eles continuassem a missão para o qual Deus o enviou e após Jesus retornar para Deus, esses 12 homens criaram uma comunidade que ficou conhecida como igreja.

Leia mais

Essa comunidade cresceu e começou a ganhar espaço em toda geografia nos antigos continentes. Partindo ali de Jerusalém e Samaria, seguindo pela Ásia e Europa, essa igreja cumpriu o que lhe foi ordenado e testemunhou sobre Cristo até os confins da Terra.

Essa caminhada não foi fácil, toda sua história é cercada por dores, tristezas, sofrimentos e lutas, a própria Palavra de Deus já havia revelado isso, textos como: “no mundo tereis aflições”, “enviados como ovelhas em meio a lobos”, “por amor de ti somos entregues a morte todos os dias”, comprovam isso.

Porém, essas coisas não foram suficientes para paralisar esses homens, pois, embora eles soubessem o que enfrentariam, eles tinham a certeza que Jesus estaria com eles, textos como: “tende bom animo, pois, venci o mundo”, “porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós”, “mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”, os fortaleciam a continuarem firmes em suas missões.

Assim, continuaram a percorrer o trajeto da história. Como atletas em uma corrida de revezamento com obstáculos, essa igreja foi vencendo cada uma de suas dificuldades e a cada chegada, passavam o bastão para que a próxima geração continuasse a permear os ensinamentos Daquele que fora colocado por Deus como Cabeça dessa igreja, Jesus.

Embora Jesus seja perfeito, ficou claro no decorrer da história que essa comunidade não era, porém esse fato, ao invés, de diminuir, faz ainda maior a grandiosidade dessa história, e por que afirmo isso?

Porque imaginar uma história que percorra mais de dois mil anos, tendo como personagens dessa história pessoas imperfeitas, limitadas e verificar que em todo seu decorrer, essa história mudou os fundamentos de toda humanidade, é a prova que Deus é o condutor dela e quer algo mais grandioso do que ser conduzido por Deus?

Exposto isto, é necessário entender que a corrida ainda não acabou. Ainda hoje o bastão continua a ser conduzido por essa igreja e chegará o tempo que teremos que passa-la para a próxima geração. Ainda hoje essa igreja não alcançou a perfeição, pois, isso só ocorrerá quando estivermos na glória com Cristo e ainda hoje essa história é conduzida por Deus.

E as perguntas que devem nortear nossas ações são. Como seremos lembrados nessa história? Qual será nosso legado para a próxima geração? Que possamos deixar para as próximas gerações uma história tão rica como aquela que recebemos e que ao olhar para trás como hoje olhamos, as próximas gerações venham se inspirar em nossas vidas como nos inspiramos nos heróis do passado.

Saiba mais sobre história da igreja aqui.



Assuntos: ,


Deixe sua opinião!

shopping