Lembrai-vos da mulher de Ló

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá” (Jr 17.9).


Lembrai-vos da mulher de Ló

A cidade de Sodoma era bem atraente, haja vista Ló, após se separar de Abraão, ter ido habitar nesse lugar. Diz-nos a Bíblia que Ló, ao se afastar de seu tio, “ia armando as suas tendas até Sodoma” (Gn 13.11). Porém, o que o sobrinho de Abraão não imaginava era que essa região fosse infestada de homens “maus e grandes pecadores contra o SENHOR” (Gn 13.13).

Antes de acontecer a separação entre tio e sobrinho, houve uma confusão entre os pastores de Abraão e os de Ló, e, com a anuência do patriarca, Ló escolheu um novo rumo para a sua vida, escolheu ir para um lugar que lhe parecia mais próspero e seguro. Sem dúvida, a campina do Jordão era de encher os olhos. Ninguém, em sã consciência, poderia discordar da “bela” escolha de Ló. Exceto Deus.

Não é assim que acontece conosco às vezes? Em algumas ocasiões fazemos escolhas pelo que vemos com os nossos próprios olhos. Contudo, para que evitemos posteriores tropeços, atentemos para o que está escrito em Jeremias 17.9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Somente Deus conhece plenamente os nossos corações: “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos” (Jr 17.10a).


  Realize o Seu Sonho de Tocar Piano sem Sair de Casa. Comece Agora!


Diz-nos o Livro Santo: “levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada” (Gn 13.10. Certamente, a visão que Ló teve foi inebriante! Podemos imaginar o seu olhar brilhante, olhando para algo que, exteriormente era belo, mas interiormente era horrível. Lá em Sodoma lhe aguardavam homens maus e pecadores terríveis* contra Deus.

A má escolha de Ló trouxe-lhe consequências irreparáveis. Sua mulher, já envolvida pela vida libertina de Sodoma, desobedeceu à ordem divina de não olhar para trás, quando fugia da cidade dos sodomitas. Olhando para trás, sua consorte “ficou convertida numa estátua de sal” (Gn 19.26). Diante disso, como não ficou o coração de Ló, ao perceber que sua esposa já não estava mais correndo ao seu lado? Há algo semelhante acontecendo com você? Mas não pare na caminhada cristã. Prossiga!

Para onde o nosso coração está voltado? Para o mundo e suas exterioridades ilusórias? Ou para o Reino de Deus, que é eterno e verdadeiro (Mt 6.33; 2 Pe 1.11)? Lembrai-vos da mulher de Ló!

NOTA
* Para obter mais detalhes sobre a vida pecaminosa dos moradores de Sodoma, recomendo a leitura dos capítulos 18 e 19 de Gênesis.



João Paulo Souza

João Paulo Souza

Assembleiano. Possui licenciatura plena em Pedagogia e, atualmente, cursa pós-graduação em Coordenação Pedagógica.


Deixe seu comentário!