5 motivos para você estudar a Bíblia hoje

Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor!


5 motivos para você estudar a Bíblia hoje

A palavra “teologia” muitas vezes assusta as pessoas, até mesmo alguns cristãos. Em muitas igrejas ela é vista como algo negativo, que contrastaria o conhecimento “real” sobre Deus e seu amor. Sem perceber, eles ignoram que dizer ‘Deus é amor’ é uma declaração teológica.

Então, por que alguém deveria estudar teologia? Bem, o próprio conceito de “teologia” nos dá uma dica. Ela é uma combinação de palavras gregas: theos, que significa “deus”, e logos, que tem a ver com “conhecimento” ou “falar sobre”. Logo, teologia é o estudo de quem Deus é e como Ele é.

Entendido isso, vejamos alguns motivos para levar a sério a teologia.

1 – Tudo é teológico

Talvez a razão mais básica, mas nem sempre óbvia, para se estudar teologia é o fato de que tudo é teológico. As grandes perguntas sobre a vida se resumem à compreensão da pessoa de Deus.

De onde viemos e para onde vamos? Deus existe? Se Deus existe, quem Ele é e como Ele é? O que nós, humanos, devemos fazer para conhecê-lo? Como Deus quer que tratemos Sua criação e as outras pessoas?

É a partir de perguntas como essas que construímos nossas visões de mundo. Logo, estudar teologia nos ajuda a ter a perspectiva divina sobre a vida, a partir do que nos ensinam as Escrituras.

2 – Para saber no que você acredita e por que acredita dessa forma

Infelizmente, muitos cristãos nunca investem tempo pensando sobre o que acreditam, algo que pode ser perigoso. Por causa disso muitas ideias erradas sobre Deus entram nas igrejas. Afinal, só porque eu acredito em algo não significa que isso seja verdade ou que é a única forma de se ver o assunto.

Nós somos são chamados a estudar para que possamos “lidar corretamente com a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). Além disso, estudar sobre o que acreditamos, e por que acreditamos, nos ajuda a reconhecer como o cristianismo é diferente das outras religiões do mundo.

3 – Para defender a fé e se proteger contra falsos ensinamentos

Um cristão deveria ser capaz de explicar sua fé e defende-la, como faziam os primeiros discípulos. Além disso é um mandamento bíblico. O apóstolo Pedro já alertava os crentes que eles deveriam “estar preparados” para “dar o motivo” de sua esperança (1 Pedro 3:15). Judas, o meio-irmão de Jesus, chamou os cristãos a “lutar pela fé” (Judas 3).

Jesus advertiu seus seguidores para terem cuidado com os falsos mestres. Às vezes eles podem parecer ovelhas, mas são lobos disfarçados (Mateus 7:15). Se eu não conheço a mensagem real, como saberei que ela não está sendo anunciada?

O apóstolo Paulo também disse aos cristãos para se precaverem contra as “vãs filosofias” que estão fundamentadas na “tradição humana” e não em Cristo (Colossenses 2: 1-4,8).

4 – Nossas crenças determinam nossas ações

Nossos pensamentos são a origem de nosso comportamento. Tudo o que fazemos é baseado naquilo que pensamos ser o certo. Paulo já falava sobre isso. No livro de Romanos (12: 1-2), ele exorta os cristãos a não “se conformar” com o mundo, ou seja, a maneira como as pessoas pensam e agem.

Mas como os cristãos devem fazer isso? Renovando suas mentes! Renovar nossas mentes, baseados na Palavra, nos transforma. Oração, estudo, adoração e reflexão são as maneiras como podemos renovar nossas mentes. Quando nos envolvemos na teologia, estamos participando nessa “reprogramação”, pois nos aprofundamos no que diz a Palavra e entendemos o plano de Deus para nós e para o mundo.

5 – É uma maneira de adoração

Esse conceito pode parecer estranho para muitos, mas a expressão máxima da teologia deveria nos levar à adoração. Afinal, quanto mais conheço sobre as maravilhas de Deus, mais tenho motivos para louvá-lo.

Quando foi perguntado por um doutor da lei sobre qual era o maior dos mandamentos, Jesus respondeu que deveríamos amar a Deus com tudo o que temos, incluindo nossa mente (Marcos 12:28-30). Tudo que fazemos deveria ser visando conhecer mais a Deus e glorifica-lo com a nossa vida.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário, quero saber o que você pensa sobre o estudo da Palavra Deus!

Ahhh, quase ia me esquecendo. Tenho uma dica interessante para você. O pastor Sérgio, do Instituto Mundo Bíblico, me indicou o curso Bacharel Livre em Teologia.

Se você ainda não segue à risca os motivos que citei acima, dê uma olhada no curso e busque crescer na graça e no conhecimento. Acesse o curso aqui!



Neto Gregório

Neto Gregório

Vivo pela misericórdia, salvo pela graça. Editor do Gospel Prime.


Deixe seu comentário!