MENU

Planejando o período de descanso

"Louvarei ao Senhor por toda a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu viver." Salmos 146:2


Planejando o período de descanso

Caros irmãos, Qual é a hora de parar? Todos precisam uma hora na vida de um descanso, de um tempo para se dedicar a si mesmo e as questões do espírito, mas afirmo a vocês que para poder gozar deste período, a estratégia é começar o planejamento agora.

Como não existe hora para desenvolver a fé, também não existe um momento para começar a planejar a aposentadoria. E faço para vocês um alerta, não será mais possível apenas esperar a aposentadoria oficial, devemos pensar além do comum e buscar alternativas paralelas, por conta própria.

Temos que começar a semear e plantar, e o quanto antes isso ocorrer, mais cedo será possível colher os frutos. O grande problema é que só passamos a nos preocupar com essa questão quando já estamos próximos de nosso limite, o que dificulta o alcance desses objetivos. Mas, qual o número de uma aposentadoria segura?

Veja o número que se pretende atingir e a data desejada para se tornar independente financeiramente, o que significa que a partir desse momento a pessoa trabalhará – se quiser – apenas por prazer, pois seus rendimentos serão o bastante para manter o seu padrão de vida e o valor total continuará rendendo, sem se esgotar.

Para tanto, o total investido deverá proporcionar um ganho mensal do dobro do seu atual padrão de vida, para que saque apenas 50% destes juros por mês e preserve o restante como reserva acumulada. Assim poderá se dedicar apenas a viver e a sua fé, sem se preocupar em buscar novos ganhos, pois seus rendimentos serão o bastante para manter o padrão que vive atualmente pelo resto da vida e ainda continuará rendendo.

Veja, a fórmula é benéfica não apenas para a pessoa que a aplica, ela também tem suma importância para toda a família, pois, no formato em que foi desenvolvida, mesmo no caso da morte de quem a aplica, o rendimento se manterá, como importante garantia financeira aos que ficam.

Irmãos, para finalizar reforço que não devemos desanimar, independentemente do quanto as situações possam parecer difíceis. Lembro que um dos maiores ensinamentos que temos de nosso Senhor é a perseverança. Assim, comece hoje, dê o primeiro passo e garanta poder passar um período de paz e descanso, podendo se dedicar completamente aos seus sonhos.



Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.

Assuntos:


Deixe seu comentário!


Mais notícias