Por que choramos?

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4


Por que choramos?

Chorar faz parte de nossas vidas desde que nascemos. Na hora do parto, se não chorarmos o médico nos dá umas palmadinhas para que possamos chorar e assim damos início a nossa vida de choro.



O choro nos acompanha na infância, adolescência e quando chegamos a nos tornar adultos, continuamos chorando.
Quais são os motivos por que choramos? Choramos por diversos motivos. Choramos por tristeza, frustração, dor física ou emocional. Por outro lado, também choramos quando sentimos alívio ou muita alegria, ou quando nos sentimos realizados — nesses casos, as lágrimas são de felicidade.

Ás vezes o choro é contagioso


  Programa que ensina a Bíblia vira febre na Internet


As lágrimas também podem ser contagiantes. “Se vejo alguém chorando — não importa o motivo — eu também começo a chorar”. Sempre fui assim, quem sabe você também é.



Um dia as lágrimas de sofrimento serão extintas

Será que podemos ficar sem chorar? O texto de Apocalipse 21:14, nos garante que há uma promessa que o Senhor vai enxugar dos nossos olhos “todas as lágrimas”. O choro aqui nesse texto é relacionado ao sofrimento, dor, angustia, doença, perda. Aqui há uma garantia que isso será coisa do passado. Como não haverá mais morte, contudo não teremos mais pranto, como não haverá mais enfermidades, portanto não haverá lágrimas de dor.



Jesus não suporta te ver chorando. João 11:35
Jesus, em seu curto ministério, realizou grandes e inúmeros milagres entre o povo. Por um curto momento, muitos experimentaram a doce e magnifica presença daquele que tem autoridade para que toda dor, perda física, e lágrimas fossem interrompidas. Só JESUS pode dizer: Não chores mais!

Jesus tem compaixão daqueles que choram pela dor e sofrimento. (Lc 7.11-17).

“Em dia subsequente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe.

Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo. Esta notícia a respeito dele divulgou-se por toda a Judéia e por toda a circunvizinhança”

Jesus, o Senhor, no verso treze deste texto é descrito pela palavra grega “Kurios”, como aquele que tem de fato, e de uma maneira definitiva, poder para banir a morte e a tristeza.

A Bíblia não traz mais detalhes sobre essa viúva nem de seu filho; é possível que o jovem tenha vivido muitos anos e tenha chorado por outros motivos; é possível que a mesma viúva tenha passado por momentos, mais à frente, de dor, isso é natural ao ser humano. A Bíblia não diz que somos imunes ao sofrimento. Veja o que Jesus falou: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33,  Bem aventurados os que choram….. Mateus 5:4

“Digo que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria”. João 16:20

Esse mesmo JESUS que proporcionou esse milagre àquela mulher conhecida como “viúva de Naim”, garante para todos que o aceitar como Salvador, que um dia a morte, a dor e todo pranto serão extintos definitivamente, e que Ele mesmo (JESUS) enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas.

Enquanto estivermos aqui na terra em vida, estamos sujeitos a dores, estamos sujeitos a prantos e as lágrimas que a vida nos impõe todos os dias, isso é resultado do nosso pecado. Mas JESUS também garantiu que estaria em nossa companhia nestes momentos de tristeza: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos. ” (Mateus 28,20)

“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria”. Salmos 30:5

Deus consolará quem chora. O choro não durará para sempre. A alegria voltará. Mas enquanto estamos tristes, podemos chorar na presença de Deus, sabendo que Ele nos entende e está do nosso lado. No Céu não haverá mais choro.

Mas chegará um tempo que, definitivamente, as dores e os sofrimento, as lágrimas, serão extintos, pois estaremos para sempre com o SENHOR; aí tudo se fará NOVO.



Josiel Dias

Josiel Dias

Sou Cristão evangélico, Presbítero da Igreja Congregacional em Alcântara São Gonçalo RJ, Blogueiro ,[Mensagem Edificante para Alma] Servo por misericórdia, Salvo pela Graça.


Deixe seu comentário!