Qual é a missão da igreja?

Filipe e o Eunuco


Qual é a missão da igreja?

Texto básico: Atos 8:35; 

Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho. E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. 27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, 28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. 29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. 32 E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. 33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. 34 E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? 35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.”



Introdução

Hoje, começo de novo com uma pergunta básica, mas que mudou a história de Israel e do mundo assim que o Messias chegou desde 2mil anos atrás! Qual é a sua missão? É ir ao culto? Cantar muito? É entregar dízimos? Assistir teatro, muita arte? Ouvir uma oratória preferida, depois voltar pra casa e repetir tudo de novo dentro de 07 dias?? Vc é a igreja, então a sua missão é ir à missa? Ir a um culto?…

Pois bem, apesar de um certo hábito, a igreja deste século pensa que a sua missão se resume a isso. Mas, pensar apenas em sua casa, e na sua comunidade (um prédio chamado de igreja) como se fosse esta a sua missão, desculpe, mas o plano do Rei é outro! Ele não disse “ide ao culto”. Não estamos aqui somente para nascer, crescer, trabalhar, ter filhos, envelhecer, ir ao culto, voltar pra casa e morrer!

Ir à comunidade local é uma “recomendação” do Apóstolo Paulo. Mas, a missão da Igreja tb não é esta!! Jesus disse “ide”. Mas é diferente de um vício religioso! O plano do Mestre é que a igreja dele siga-o de forma alinhada com o céu (vs 26)! É para obedecer ao Rei. Não é apenas uma recomendação. Ir aos povos, e às nações não alcançadas é um “mandamento” do Rei. Esta é a sua missão! Jesus não comissionou uma instituição! Ele comissionou a você como igreja Dele, e te prometeu dar a cobertura espiritual Dele e do Consolador, o Espírito Santo. Filipe entendeu muito bem as Escrituras e não se frustrou (vs 26). Muito cuidado com a teologia da manipulação! Sobre isso leia o alerta que Pedro fez aos pastores e presbíteros em I Pedro 5:2-3.



Sem burocracias religiosas

A missão da igreja não é promover profissionais do reino lhes oferecendo cargos de lideranças. Isso é para as empresas, para o mundo corporativo, e para o ramo de negócios, etc! Isso pode ser feito sem amor! Mas, a missão da igreja é outra: é restaurar pescadores de peixes para gerar novos restauradores de almas. Isso deve ser feito por amor. Como disse Paulo em I Cor. 13, se não for por amor, o restante é nulo! Não podemos esquecer do amor! Você pode fazer, sim sem a burocracia ou farisaísmo de ter que se tornar um líder cristão profissional. Filipe isolou a burocracia em favor da obediência ao propósito do Rei Eterno. (vs 27)

O Rei deseja dividir o Reino Eterno Dele porque Ele é Generoso, mas esse presente não é somente para você, seus filhos e a sua igreja (vs 25)! Esse reino vai além disso, e preciso do seu trabalho, do seu esforço para seguir o plano correto!!! No fim tem mais prêmios. Não é uma troca de favores entre homens para fazer uma carreira profissional numa igreja, mas, o galardão eterno, um presente eterno aos trabalhadores do Rei Eterno para aqueles que entenderam o plano certo para cumprirem a missão certa!

A mensagem certa

Agora mais atenção ainda! De nada adianta correr se você se você estiver no caminho errado com a missão errada. As Boas Novas que JESUS mandou apresentar à humanidade não foi dinheiro, nem bens, nem prazeres, nem fama para deleites pessoais! Isso é uma “heresia” colocada coercitivamente por falsos profetas que “dominam” as mentes de milhares de “ovelhas” desta geração que não quer ler as Escrituras. Esses desejos são a cobiça do mundo! Mas, o Plano de Deus é eterno. O benefício do Rei Eterno e incomparável. O propósito da igreja é diferente do propósito do mundo! Filipe esta na posição certa , bem alinhada ao propósito de Deus para levar a mensagem certa (vs 29).

Alguém vai dizer: “Ah, mas ainda não estou preparado para evangelizar”. Mas, aí, desculpe, é necessário entender o evangelho! Volto a fazer uma reflexão fazendo apenas uma perguntinha básica para esta desculpa de muitos cristãos: Por quê você ainda não está preparado se esta é a sua missão no evangelho? Há pessoas que vivem nessa rotina tradicional de cultos e atividades na igreja há mais de 30 ou 40 anos, mas que nunca ganharam uma alma para Cristo. Será que essa pessoa entendeu a sua missão como igreja? O que é o Evangelho afinal para você? Que tipo de “sermões” você está ouvindo? Filipe não exitou em compreender a vontade de Deus (vs27)

A missão foi dada a você e não a uma instituição

Alguns cristãos viciados em religião e tradição, também costumam dizer evasivamente o seguinte: “somos um corpo, cada um temos uma função”. Até que compreendo, as pessoas precisam demonstrar as suas habilidades. Mas, não podemos confundir habilidades com missão. Não existe diferença entre missionários e mensageiros.

Você não foi chamado somente e “exclusivamente” para “servir a ceia’ ou somente para tocar . Lá na Bíblia tem ordenado demais coisas para se fazer como cristão, sobretudo, “falar” da vida de Jesus para quem tem dificuldade de entender sobre o Reino! Você faz parte de um “corpo espiritual” que tem uma única missão: gerar vidas espirituais. Não é somente o pastor que deve falar do evangelho para as outras pessoas!

Você pode tocar guitarra e pode falar de Jesus também, Você pode ser um “líder” de igreja na terra, mas não pode se omitir ao comando que vem do céu, afinal essa é a sua missão! Tem povos não alcançados do seu lado, porque esperar uma burocracia institucional se Jesus não comissionou uma instituição? A missão da semeadura é sua? Você não é um cliente de uma instituição, você é um súdito do Rei Eterno para cumprir um propósito eterno. Como vimos no texto bíblico acima, narrado pelo apóstolo Lucas, em atos dos apóstolos, Filipe não estava interessado em distrações, em querer ser líder ou desejar holofotes para si dentro de uma instituição religiosa.

A tradição não é a mensagem do Rei

Muitos descrentes já ouviram falar da tradição dos evangélicos, eles sabem tudo sobre o dízimo, sobre as bênçãos materiais, mas nunca tiveram a oportunidade de serem ensinados pessoalmente sobre o plano de salvação ou o processo de libertação de carências emocionais. Algumas pessoas nunca irão entrar num culto para “levantar” as mãos e “ir lá na frente” como exige a tradição. A igreja foi ensinada no passado que os incrédulos tem a obrigação de entrar numa igreja. Na verdade, na verdade, muitos nunca poderão ir numa igreja por questões de saúde, autoestima, condições sociais, econômicas, etc. Filipe correu para atender a necessidade do eunuco, o qual não entendia o que lia sozinho. (vs 30).

Você pode tocar guitarras e falar de Jesus também, por quê não?

Certa vez, entrei numa casa de uma família muito humilde para ler a Bíblia para eles, e no fim ouvi de alguns membros que eles até que gostariam de ir numa igreja aos domingos, mas eles se sentiam constrangidos por que as igrejas eram “só de ricos.” Outra vez alguém me falou que tinha vergonha de ir a uma reunião porque lhes faltavam sapatos para calçar. Certa vez um homem de cerca de 30 anos de idade, pintor profissional, me falou numa escadaria de uma congregação que ele iria pintar aquela igreja dos crentes, e esta seria a primeira vez na vida que ele entraria numa igreja evangélica. Perguntei a ele por quê ele nunca havia entrado numa igreja, e ele me respondeu que “nunca o haviam convidado”.

Então, eu fiquei muito envergonhado, pois eu era um flautista que se achava muito importante de uma igreja famosa, e, isso já era o bastante para o reino! Estava absolutamente enganado! Então naquela crise de que a minha função no corpo era de apenas “tocar flauta” no louvor, ser “adorador”, etc. Enganado por achar que a minha função no corpo de cristo não era orar por ele, nem pregar, nem fazer discípulos, nem ensinar, nem batizar, etc., foi ali que eu fui liberto da minha vida de religiosidade. Achava que o Reino de Deus era apenas música. Nessa hora da libertação da tradição, a hora da verdade de João 8:32 ” E conhecereis a verdade, a verdade libertará você”, ali, naquela hora, a verdade chegou em mim, logo pedi perdão a Deus em silêncio, e falei pedi perdão aquele homem também, em nome da igreja, pelo pecado de omissão. Filipe não se omitiu (vs 30)

Tiago 4:17 ensinou que: “Quando a igreja sabe que deve fazer o bem e não o faz a igreja está em pecado.” E Semear as Boas Novas é fazer o bem à humanidade

Falei aquele homem que ele poderia entrar na igreja e participar dos cultos quando preferisse, e por amor, mas que melhor que isso, seria entrar eternamente para uma vida com Cristo no paraíso. E, que o reino de Deus é para ele também! Oramos, e ali mesmo na escadaria da igreja, ele humildemente abriu o seu coração para que o reino de Deus entrasse nele.

Não Se Distraia em sua missão

Muitos crentes, distraídos com um monte de coisas internas de sua igreja, com ativismo religioso, nem sabem qual a real necessidade de sua comunidade, e no afã de agradar somente ao líder, esquecem totalmente de agradar a Jesus! Mas, quando estamos alinhados com o céu, como Filipe na hora de ensinar o Eunuco (Atos 8:30-39), a gente entende a nossa missão.

Muitas almas, sem Cristo, nunca souberam interpretar o evangelho porque os canais de TV, rádio e mídia social de nossas “igrejas evangélicas”, contrariando ICor. 13, estão “desalinhados” com o céu, buscando apenas pregar sobre seus “interesses particulares” de suas instituições com propagandas de projetos internos e bajulações a liderança de seu condomínio gospel ou tradicional! Filipe não se distraiu nem um momento (vs 30).

Pois é!… Não se distraia fazendo aquilo que o Rei “não” mandou fazer! Nascer de novo é só o começo para o cumprimento do propósito do Rei Eterno.

#SigaoPlanoEterno
#SigaaJesus

Forte abraço. Até a próxima semeadores do reino eterno!
Em Cristo, Cláudio Santos



Claudio Santos

Claudio Santos

Fundador das Missões Adore e da Escola do Reino no Brasil, que é um braço direito da missão. Com mais de 30 anos de vida cristã, Claudinho, além de missionário, é escritor, professor voluntário, músico e conferencista. Tem formação em teologia, missiologia, ministério pastoral e capelania priosional. Membro do Conselho de Pastores de SP. Atualmente é aluno mestrando em missiologia. #quevenhaoteureino; #missõesribeirinhas. #missõesurbanas


Deixe seu comentário!