Quando o ensino à distância encontra a música

Aprender Produção Musical no Conforto da Sua Casa!


Quando o ensino à distância encontra a música

O boom dos produtos digitais no Brasil permitiu com que diversos assuntos fossem abordados através de cursos online. Entre as categorias mais populares e recordistas em vendas, estão relacionamento, negócios, emagrecimento, idiomas, entre outras.

Em meados de 2016, iniciei uma conversa com o Zé Henrique, meu sócio, baixista da banda Yahoo e um dos maiores produtores musicais do Brasil, para transformarmos o já consagrado curso presencial “Produção Musical de A à Z” criado, ministrado e certificado pela banda Yahoo nas instalações do Estúdio Yahoo no RJ, em um produto digital.

Como produtor e professor especialista em mídias interativas, minha ideia partiu do princípio de que se tornássemos o curso escalável a nível nacional, poderíamos quebrar a barreira do pequeno espaço físico e da localização exclusiva onde o curso era ministrado no RJ, para que músicos, profissionais ligados a música ou mesmo iniciantes interessados em se tornar Produtores Musicais em qualquer lugar do país pudessem aprender diretamente de suas casas, através da tela do computador, tablet ou celular.


  Realize o Seu Sonho de Tocar Piano sem Sair de Casa. Comece Agora!


Zé Henrique ficou muito animado com a nossa conversa inicial, e com a pró-atividade que é uma das suas marcas registradas, aliás marca registrada do Yahoo, convocou os outros membros da banda para uma reunião, onde fui convidado para dirigir o projeto.

Ao pesquisarmos no Google, descobrirmos não existir ainda em nenhuma parte do mundo, um curso de EAD relacionado a produção musical.

Foi com grande prazer que aceitei e vi que além da oportunidade de ajudarmos pessoas em todo o país a mudar de vida através desse curso, eu começava a desenvolver mais um trabalho pioneiro.

O que quero mostrar nesse artigo pra você que como eu é músico, seja instrumentista, compositor, arranjador, produtor, cantor ou de outra profissão ligada a música que me foge a memória nesse momento, é que abre-se um novo e ultra potencial leque de mercado pra todo e qualquer profissional ligado à música, FAMOSO OU NÃO que conheça do riscado e tenha autoridade pra ensinar em sua área de atuação, transcendendo os pequenos espaços físicos e as salas de aula tradicionais, para um país ávido de conhecimento e pessoas interessadas em aprender. Pessoas essas que por muitas vezes certamente estiveram limitadas à sua localização geográfica, e impedidas pelo custo de deslocamento para os lugares onde os cursos presenciais eram ministrados.

Estamos certos de que todo trabalho pioneiro tem o seu preço, portanto é claro que as vendas dos produtos digitais relacionados a música, ainda não podem ser comparadas com as vendas nas categorias mais populares, as quais relacionei no início do artigo. Mas ainda assim, tenho plena certeza de que existe um público alvo imenso para ser explorado.

O mais interessante é que nesse novo movimento já podemos ver outros artistas preparando seu material e fazendo uso das plataformas de EAD para ministrarem cursos de forma não presencial.

Espero que em breve artistas e profissionais relacionados a música gospel possam ingressar o quanto antes nesse novo, porém muito promissor mercado de ensino.

Quem irá se beneficiar com isso tudo são os profissionais que tem talento e autoridade para ensinar em suas áreas, e principalmente os alunos que agora poderão ter acesso a seus ícones de mercado do conforto da sua própria casa, de qualquer lugar do país onde haja um simples acesso à internet.

Num próximo artigo falarei sobre onde encontrar produtos digitais relacionados a música e qual a principal plataforma no Brasil para cursos de EAD.



Beto Byron

Beto Byron

Beto Byron começou sua carreira em 1992 e tem 2 cds gravados, um pela BMG Ariola e outro pela Line Records. Como produtor, em 2001 foi o primeiro profissional certificado em STREAMING no Brasil pela Real Networks. É escritor, produtor, CEO da Editora ATNA em parceria com a Universal Music, além de membro votante da Academia do Grammy Latino.


Deixe seu comentário!