Quem planeja com fé, realiza com alegria!

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria” – Provérbios 21:5


Quem planeja com fé, realiza com alegria!

Queridos irmãos,

Está em Provérbios 15:22 que “os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros”. Como mentor da Metodologia DSOP de Educação Financeira, minha missão é educar financeiramente. Trago meus conselhos nesse sentido, para que 2018 seja o ano da bonança para todos nós.

Se você não costuma fazer um planejamento financeiro, aproveite a virada do ano para mudar seus hábitos e comportamentos. Se isso parecer “chato”, pode ser um sinal de que você tem pouca fé no futuro. O planejamento serve para realizar sonhos! Com fé e atitudes fundamentadas no bem, nada é impossível, acredite.

O primeiro passo para não se endividar em 2018 é colocar no papel as despesas previstas para os doze meses. Considere quanto irá gastar nas datas comemorativas, com os pagamentos de impostos (IPVA e IPTU), matrícula e material escolar, etc. Por mais que os valores possam mudar, você terá uma boa base para se planejar.

Quando digo “colocar no papel”, não quero dizer que precise necessariamente escrever tudo em uma folha ou caderno. Você pode usar uma planilha, se preferir baixe gratuitamente a que elaborei, Orçamento Financeiro Anual, neste link.

Anote também as parcelas que fez esse ano e se estenderão para 2018. Se estiver inadimplente, faça uma verdadeira faxina financeira e busque compreender a causa do problema. Muitas pessoas pagam suas dívidas e minutos depois já estão se endividando novamente. O mais importante é refletir sobre suas motivações e verdadeiros sonhos.

Reúna a família, inclusive as crianças, para falar sobre os sonhos individuais e coletivos. Assim todos podem mudar sua forma de lidar com o dinheiro, focando no que realmente importa. Pesquise os preços desses sonhos e o quanto precisará poupar para realizar no prazo desejado.

Reduza despesas e poupe dinheiro, assim terá equilíbrio financeiro e poderá realizar seus sonhos em 2018. Lembre-se de Salmos 126:5-6: “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”.



Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos

Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Diário dos Sonhos e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.


Deixe seu comentário!