MENU

Como saber se é a pessoa certa para mim?

A nossa jornada continua esta semana e mais uma polêmica irá ser tratada aqui. E aí, será que a pessoa com quem você namora ou pensa namorar é a pessoa certa para você? Primeiro quero levantar uma questão: O que é a pessoa certa para você? Tem gente que acha que a tal “pessoa certa” […]


A nossa jornada continua esta semana e mais uma polêmica irá ser tratada aqui. E aí, será que a pessoa com quem você namora ou pensa namorar é a pessoa certa para você?

Primeiro quero levantar uma questão: O que é a pessoa certa para você? Tem gente que acha que a tal “pessoa certa” é aquela que não lhe trará problemas e decepções. Ledo engano! Se for essa, pode ficar esperando o pombo correio chegar e trazer esta pessoa embalada em papel brilhante e lacinho de coração, ou melhor, de nave espacial afinal esta idealização não provém da raça humana, por isso é melhor esperar sentado viu!

Certamente um exagerado virá dizer: Então você está sugerindo que eu namore com qualquer um, afinal todos somos imperfeitos? Claro que não! Você é filho de Deus e não foi criado para se lambuzar no chiqueiro deste mundo. Tem muita gente boa como você nesta terra que saberá te dar valor.

Há outros que têm a fé de que há uma única, separada e exclusiva pessoa em todo o universo que foi feita especialmente para você. Lindo, romântico, mas não deixa de ser dramático. Imagine só que esta única pessoa para você resolve por conta própria cair no mundão, ou que se apaixonou por outra pessoa, antes de te conhecer. E aí como você fica? Aí você vai dizer de maneira quase que instantânea que os planos de Deus não se frustram.  Eu repito: quem foi que disse que Deus seria autoritário ao ponto de obrigar alguém a se casar com você, bonitona, mesmo que seja o Melhor por Ele escolhido?

Então meus irmãos não viajem na maionese. Olha só, cremos que Deus guia sua vida, e influencia suas decisões, aconselhando inclusive sobre com que tipo de pessoa você deve se envolver. Ele até cria situações, mas a decisão caberá a você. Se tiver dúvidas, ou ainda não tem segurança, peça confirmação ao Pai, faça como Davi, “Guia-me Senhor” (Salmo 23:3).

É lógico que quanto mais intimidade você tem com Deus, mais estará apto a ouvir seus conselhos. Este é o segredo! Ele vai ser aquele Parceiro que te capacitará para perceber a preciosidade que há em uma pessoa que também é filho(a) dele. Então se liga que seu amor não vai chegar montado em um cavalo branco, nem sua princesa com sapatinho de cristal, irá, em um belo dia lançar seus cachos para você subir e conquistar o coração dela.

E você bonitão, acha que Deus ia mesmo parar o que estava fazendo, para produzir uma mulher para você?! Vem cá, você é Adão?! Se liga cara! Deus conhece cada um, sabe melhor do que ninguém quem somos, mas o propósito dEle é abençoar seus filhos a se unirem de maneira livre, santa e consciente para fazer a Sua Vontade e derramar sobre eles muito amor. Assim, quando o bicho pegar no relacionamento, você não vai poder bancar o Adão: “foi a mulher que tu me deste” (Gn 3.12).

Sabe o tal magrelo baiano, dos últimos artigos, ele foi atrás da desconfiada romântica lá em Fortaleza. Encantado com o que encontrou, de pronto largou: “Quer namorar comigo?” E a resposta não foi  a que esperava: “melhor não, vamos orar e nos conhecer mais”. Qualquer um já teria pulado fora, ou melhor, voltado para sua cidade. De início, dentro do baiano, prevaleceu orgulho do tipo “que nada, isso é questão de tempo, é só pra mostrar que não é fácil”. Com o tempo ele percebeu que ela de fato não estava gostando dele como esperava. E cabisbaixo, percebeu que não era do seu jeito e foi apelar para seu Papai. Sorte dele! “Senhor, se for da Sua Vontade, faz um dia ela gostar de mim!” Nesse período ele poderia ter desistido e ela também! Certo é que o magrelo voltou para sua terra com um acordo em comum: vamos orar por este propósito. A desconfiada revelou à mãe que não estava gostando do magrelo, mas que ele tinha atributos que ela pediu a Deus para a vida dela. É claro que Deus foi o agenciador desse negócio, mas dependia também dos dois decidirem se estavam dispostos a pagar o preço. E eles decidiram que sim e até hoje pagam, felizes da vida!

Aí você deve estar questionando: E então há essa tal exclusividade? Como saber quem é a pessoa certa para mim? Primeiro aquiete o facho! Lembre-se o que o Senhor nos diz: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo” (Mateus 6:34). Nunca comece um namoro, sem antes pedir a opinião ao seu melhor amigo e Pai, Jesus. Sim busque Nele confirmações em seu coração sobre aquela pessoa, e nada de pressa! Procure conhecer bem quem você está gostando. Você é uma pessoa muito preciosa para alguém machucar. Primeiro se ame (se valorize) para depois amar alguém. Você é a menina dos olhos de Deus. Se ligue no que tem apontado em Provérbios 10:22.

Quero propor o contrário, mostrar quem é a pessoa errada para você, afinal “Examinem tudo, fiquem com o que é bom” (I Ts 5.21):

  1. Alguém que não tem compromisso com Deus e te afasta da vontade e dos caminhos do Senhor;
  2. Alguém que não está disposto a abrir mão de suas próprias vontades;
  3. Alguém que não pensa em casamento, e quer apenas namorar para ver até onde vai;
  4. Alguém que não respeita os pais;
  5. Alguém que não te atrai fisicamente;
  6. Alguém que não tenha maturidade para viver algo sério como um namoro (sai guri!)
  7. Alguém que não tem caráter de um servo(a) de Deus;
  8. Alguém que expõe sensualmente seus atributos físicos em redes sociais para atrair possíveis interessados. Essa vitrine não serve para você;
  9. Alguém que só traz confusão e sofrimento para sua vida;
  10. Alguém que não te respeita, que te agride e não mostra arrependimento do que fez.

Quem você namorar tem que viver a alegria em Cristo, ser humilde para reconhecer que precisa Dele e deve alegremente trilhar com você uma jornada santa rumo ao altar. “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente” (Salmo 16:11).

Sobre o curso de Namorados em Salvador

Curso de namoro cristão

Olá pessoal, o primeiro dia de inscrições presenciais para o curso de namorados foi um sucesso, uma recepção calorosa recebeu os alunos da próxima classe de Namorados Cristãos. As vagas estão se esgotando e os próximos dias para matrícula são: 08/02 e 22/02, das 11:30 às 12:30 na IBMI. Corra e garanta já sua vaga. Maiores informações: www.ministeriodenamorados.com



Gustavo Mercês e Myllene Ramalho, são casados e líderes do Ministério de Namorados da Igreja Batista Missionária da Independência em Salvador-BA. Gustavo é Relações Públicas e Historiador. Já Myllene Ramalho é Assistente Social. Ambos estão no Ministério de Namorados desde 2012.


Deixe seu comentário!


Mais notícias