Tempo de jogar fora

Tempo de guardar, tempo de jogar fora o que se guardou. Eclesiastes 3:6


Tempo de jogar fora

Esses dias precisei baixar um aplicativo em meu aparelho de celular, e me apareceu uma mensagem, um aviso informando que o aparelho não tinha memória suficiente para guardar o tal aplicativo.

Eu fiquei chateado, pois o meu aparelho é novo e não tem tanta coisa assim para encher a memória. Mas junto ao aviso apareceu uma opção de limpar alguns documentos ou aplicativos que não estava sendo usado já algum tempo. Segundo o aparelho o aviso era de coisas que estavam apenas enchendo a memória do celular, porém sem utilidade alguma.



E eu então de imediato comecei a limpeza, limpei a memória e alguns documentos, fotos, vídeos, lixos e removi aquilo que nem mais estava usando. Para minha surpresa o aparelho aceitou baixar o aplicativo, em outras palavras removi o que não usava, para instalar algo que eu iria usar.

Esse texto de Eclesiastes 3:6 retrata exatamente isto, pois há um tempo determinado para cada proposito: Tempo para guardar, tempo para lançar fora o que se guardou… Na versão King James Atualizada diz: “tempo de buscar, e tempo de desistir, “tempo de conservar e tempo de jogar fora”,

Em nossa vida cotidiana guardamos muitas porcarias que não vamos usar.



Você já parou para analisar quantas coisas, bugigangas que guardamos e que às vezes nem percebemos? Você já tentou arrumar suas gavetas do escritório e percebeu coisas inúteis dentro delas? Você já arrumou sua dispensa e viu a quantidades de lixos acumulados? Você já percebeu quantos espaços perdemos com coisas desnecessárias?
Você sabia que em nosso coração às vezes guardamos, conservamos arquivos que nunca deveríamos ter guardado? Você sabia que é preciso limpar, lançar fora, dar um Ctrl + Alt + delete nesses arquivos? Você sabia que muitos desses arquivos entram por nossos olhos e desce ao nosso coração e se instalam por lá corrompendo-o e também a nossa memória?

Assim como o meu aparelho celular me avisou que havia algo enchendo minha memória e era algo desnecessário, assim também o Espirito Santo nos mostra, nos adverte todos os dias o que há de errado no que estamos guardando.

Perguntamos: O que tem enchido nossa memória? O que carregamos em nossos corações; será que já fomos alertados que precisamos jogar fora todos os lixos? Deixando apenas em nossos corações o que é útil descartando toda impureza que nos contamina. Veja que a nossa saúde também está relacionada a nossa limpeza. Como vamos ser saudáveis espiritualmente se estamos no meio da sujeira e do lixo, onde estamos, diariamente, sendo contaminados?

Que possamos realmente ter a responsabilidade de deixar sempre a casa limpa, pois nela habita o Senhor.

Para nossa REFLEXÃO

O que tem sido útil em nossas vidas? O que temos colocado como prioridade em nossas vidas? Temos limpado nossos corações e nossas mentes de todos os lixos? Ou temos guardados algo que não presta?

Temos lançado fora as mágoas, os rancores, as discórdias, o pecado? Como anda nossa saúde espiritual? Estamos bem, ou estamos doentes e fingimos que nada está acontecendo? Como temos reagido a todas estas questões? Temos domínio próprio?

Que o Senhor NOS AJUDE a compreender que é tempo de fazer uma faxina em nossa vida espiritual, e que o Senhor não habita em templo sujo, imundo, cheio de lixo e ave de rapina.
É tempo de deitar fora. Eclesiastes 3:6b.

Guarde o que te dê esperança, guarde realmente o que te edifica, o que te faz feliz, guarde o bem e delete todo mau.

Não deixe esses arquivos criarem raízes em seu coração, arranque pela raiz. Hebreus 12:15

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23

Por Josiel Dias



Josiel Dias

Josiel Dias

Sou Cristão evangélico, Presbítero da Igreja Congregacional em Alcântara São Gonçalo RJ, Blogueiro ,[Mensagem Edificante para Alma] Servo por misericórdia, Salvo pela Graça.


Deixe seu comentário!