MENU

Você sabe o que é um mito?

Existem vários mitos e lendas inseridos na sociedade, em nossa cultura e até mesmo em nosso contexto intelectual


Você sabe o que é um mito?

De uma maneira bem simplificada podemos traduzir a palavra grega “mithós” por “interpretação simbólica de fatos”. Parece até uma contradição, porque se é mito como pode surgir de um fato? Para entender melhor vamos entrar agora no contexto da Grécia antiga e observar através da história no que esse povo acreditava e que tipo de legado deixou para a humanidade.

Os gregos são muitos conhecidos pela sua mitologia, porque eles eram muito imaginativos e tinham explicação para quase tudo, mesmo que para isso tivessem que apelar para a fantasia. Se eles não encontrassem respostas na Ciência, eles inventavam, criando personagens sobrenaturais, deuses estranhos, heróis com superpoderes, seres com corpos humanos e cabeça de animal, e por aí vai.

Leia mais

Enfim, suas histórias viravam lendas. Lembrando que o significado de lenda é “aquilo que deve ser lido”. Mitos e lendas existem até os dias de hoje. Se conhecermos a fundo alguns mitos gregos, vamos perceber que existem vários fatores culturais e algumas verdades de fundo também.

Então quer dizer que um mito pode ter surgido de um fato? De algo que realmente aconteceu? Exatamente! Uma parte da história pode ter sido real, mas a continuação dela é inventada. Será que existem vestígios da mitologia grega em nossa época? Muitos dizem que a “Justiça” que é uma escultura em forma de mulher, que está exposta em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, teve sua origem na imagem de Têmis, a deusa grega da justiça.

Mas não foram apenas os gregos que deixaram sua herança mitológica, existe também a Mitologia Romana, a Babilônica, a Egípcia, a Chinesa, entre tantas outras que foram passadas de geração em geração. A Mitologia Chinesa, por exemplo, é bem interessante porque aponta para vários fatos bíblicos e, inclusive, os pictogramas chineses revelam acontecimentos de Gênesis.

Mas o tipo de mito ao qual eu quero me referir aqui é bem atual. Mitos religiosos e mitos sociais que foram inseridos recentemente ao nosso contexto. Você já ouviu falar que usamos apenas 10% do nosso cérebro? É comum ouvir isso até mesmo nas igrejas. Mas é mentira. É mais um mito!

Alguém um dia escreveu num livro que Albert Einsten fez essa afirmação, mas nunca foram encontradas em seus arquivos tais palavras. A Neurociência já provou que usamos 100% da nossa capacidade cerebral e, melhor ainda, a Bíblia nunca disse que Deus amaldiçoou a mente humana, muito pelo contrário, ela diz que temos a mente de Cristo.

Pense nisso, com toda a sua capacidade de raciocínio, agora sabendo que não existe essa limitação. Que possamos chegar à medida da estatura completa de Cristo, como está escrito em Efésios, capítulo 4, versículo 13.

Derrubando Mitos

Derrubando Mitos também é apresentado pela Rádio UNASP, através do programa Redação Unasp, às terças e quintas, das 11 às 12hs.

Compre agora mesmo o livro Derrubando Mitos pelo WhatsApp (11) 99737 2302



Cris Beloni é jornalista, teóloga e pesquisadora apaixonada pela Bíblia. Desenvolveu um trabalho de Jornalismo Investigativo Bíblico e é autora do livro Derrubando Mitos.

Assuntos: ,


Deixe sua opinião!

Mais notícias